A MULHER NAS CAMPANHAS TELEVISIVAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL CONTRA O HIV/AIDS PARA O CARNAVAL (2009-2011)
Abstract
Resumo. Analisam-se os vídeos das campanhas contra o HIV/AIDS do Ministério da Saúde do Brasil (MS) para os carnavais de 2009 a 2011, cujos públicos-alvo foram a população feminina. O objetivo é, com o aporte da Análise de Discurso (Michel Pêcheux e Eni Orlandi), identificar a quais discursos o MS filia-se ao retratar a sexualidade feminina e o papel da mulher na prevenção a infecções sexualmente transmissíveis. Notamos que não há qualquer julgamento por parte do MS quanto ao exercício da heterossexualidade feminina – exceto se feita sem camisinha. Contudo, ainda se coloca o homem como aquele que deve tomar a iniciativa de mostrar o preservativo (sempre masculino) que traz consigo, cabendo à mulher papéis diferentes segundo a idade do público-alvo dos vídeos. Há um enorme silêncio quanto ao preservativo feminino e a homossexualidade feminina.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.