A TERCEIRA MARGEM DO SENTIDO: A SEMIÓTICA DO DISCURSO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
Abstract
RESUMO: Este artigo expõe a relevância do método semiótico do discurso, como ferramenta de análise do texto literário no ensino médio. Intenciona-se aqui apresentar as etapas para a construção da significação, em seus níveis fundamental, narrativo e discursivo, como direcionador do reconhecimento das estruturas textuais no percurso que se realiza durante a leitura. Anuído esse procedimento, o leitor poderá imergir em uma análise mais profícua do texto artístico no que concerne aos planos isotópicos manifestados no nível discursivo, a terceira etapa do sentido. Nessa perspectiva de uma abordagem sistêmica, o ponto alto dessa proposta de trabalho é a apreciação do evento estético em cuja análise poderá ser apontada as figuras e temas espalhadas no conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. Para o alcance desses propósitos mergulhar-se-á no aporte teórico de Greimas (1973; 2002); da estudiosa Diana Luz Pessoa de Barros (2002; 2008); de Umberto Eco (2013) e Antonio Candido (2011).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.