HYPEREDITION OF ALCINA DANTAS' POETRY

philology, literature and memory

Authors

  • Pollianna dos Santos Ferreira Silva
  • Rosa Borges

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n27.2023.5

Keywords:

Alcina Dantas, Poetry, Hyperediting, Memory

Abstract

This article aims to inform about the Acervo Alcina Dantas (AAD) as a place of memory about the Bahian writer Alcina Dantas (1892-1974). In this sense, we will seek to circulate, through the philological editorial practice, her poetic texts published, in the 20th century, in the newspapers Folha do Norte, Folha da Feira, Gazeta do Povo, Vanguarda and O Itaberaba, using, for that, the electronic support. We will consider works in the field of Textual Criticism, such as those by Shillingsburg (1993), McGann (1995), Urbina and Furuta (2005) and Borges (2020; 2021) to carry out such an edition. To place the author in the context of the production and circulation of her poetry, we use texts by Zahidé Muzart (1995, 1999) and Constância Lima Duarte (2003), among others, as theoretical support. We therefore understand hyper-edition as a place of memory, as conceived by Nora (1993), to preserve and bring to the forefront the life and work of this writer, contributing to the constitution of a history of the literature of women writers who produced in the interior of Bahia. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pollianna dos Santos Ferreira Silva

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Licenciada em Letras Vernáculas pela Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana). Foi bolsista de intercâmbio pela AERI (Assessoria Especial de Relações Institucionais), estudando na Universidade de Coimbra (Portugal) por um ano.

Rosa Borges

Professora Titular de Filologia do Instituto de Letras da UFBA. Pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA. Coordenadora do Grupo de Edição e Estudo de Textos (GEET) e da Equipe Textos Teatrais Censurados (ETTC). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Nova Studia Philologica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

References

ALMEIDA, Isabela; MOTA, Mabel Meira. Hiperedições: a práxis editorial e as tecnologias

digitais. In: BORGES, Rosa et al. Edição do texto teatral na contemporaneidade:

metodologias e críticas. Salvador: Memória e Arte, 2021.p.111-138. Disponível em:

https://www.memoriaarte.com.br/_files/ugd/d9b288_b5e2af4f7f994f67b5f050097921520d.pd

f. Acesso em 01 jan. 2023.

BORGES, Rosa. A edição de textos: crítica filológica e práticas editorais. In: BORGES, Rosa

et al. Edição do texto teatral na contemporaneidade: metodologias e críticas. Salvador:

Memória e Arte, 2021. p.111-138. Disponível em: https://www.memoriaarte.

com.br/_files/ugd/d9b288_b5e2af4f7f994f67b5f050097921520d.pdf. Acesso em 01 jan. 2023.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidades. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BORDINI, Maria Glória. Manual de organização de acervos literários. Cadernos do Centro

de Pesquisas Literárias da PUCRS, v. 1, 1994. Disponível em:

<https://pt.scribd.com/document/309698565/Manual-de-Organizacao-de-Acervos-Literarios>.

Acesso em: 13 mai.2021.

DANTAS, Alcina. Direitos femininos. Folha do Norte, Feira de Santana, ano 19, n. 953, p.3,

out. 1927.

DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos Avançados, v. 17, n.

, p. 151–172, 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ea/a/6fB3CFy89Kx6wLpwCwKnqfS/?lang=pt. Acesso em 02 jan.

DUARTE, Constância Lima. Arquivos de mulheres e mulheres anarquivadas. In: SOUZA,

Eneida Maria de; MIRANDA, Wander (org.). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora

UFMG, 2011. p.234-231.

DUARTE, Luiz Fagundes. Os palácios da memória: ensaios de crítica textual. Coimbra:

Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.

EVARISTO, Conceição. Da representação à auto-apresentação da mulher negra na literatura

brasileira. Revista Palmares, v.1, p.52-57, 2005. Disponível em: https://www.palmares.

gov.br/sites/000/2/download/52%20a%2057.pdf. Acesso em 10 fev. 2022.

MARQUES, Reinaldo. O arquivo literário e as imagens do escritor. In: SOUZA, Eneida Maria

de. TOLENTINO, Eliana da Conceição; MARTINS, Anderson Bastos. O futuro do presente:

arquivo, gênero e discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p.59-89.

MORAIS, Ana Angélica Vergne de. Santa’na dos olhos d’água: resgate da memória cultural

e literária de Feira de Santana (1890 –1930). 1998. 146 f. Dissertação (Mestrado) — Programa

de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia,

Salvador, 1998.

MCGANN, Jerome. The rationale of hypertext. 1995. Disponível em: http://www2.iath.

virginia.edu/public/jjm2f/rationale.html. Acesso em: 25 nov. 2021.

MUZART, Zahidé (org.). Escritoras brasileiras do século XIX: antologia. Florianópolis:

Editora Mulheres; Santa Cruz do Sul; EDUNISC, 1999.

MUZART, Zahidé Lupinacci. A questão do cânone. Anuário de Literatura, v. 3, p. 85–94,

MUZART, Zahidé Lupinacci. Escritoras brasileiras do século XIX. Santa Catarina: Editora

Mulheres, 2009. v. 3.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Prof. História, v. 10,

PAIXÃO, Sylvia Perlingeiro. O olhar condescendente: crítica literária e literatura feminina no

século XIX e início do século XX. Travessia, n. 21, p. 50-63, 1990.

RAMOS, Cristiana Barbosa de Oliveira. Timoneiras do bem na construção da cidade

princesa: mulheres de elite, cidade e cultura (1900-1945). Dissertação (Mestrado) – Programa

de Multidisciplinar em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Universidade do

Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2007.

REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luís (Org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro:

Imago, 1992. p.65-92.

SILVA, Pollianna dos Santos Ferreira. Por uma mulher livre: uma análise de Direitos femininos

da escritora baiana Alcina Dantas (1892-1974). Outra travessia, v. 30, p. 117–131, 2020.

Disponível em: Acesso em: 28 nov. 2022.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica biográfica e gênese textual. In: TELLES, Célia Marques;

SANTOS, Rosa Borges dos (org.). Filologia, críticas e processos de criação. Curitiba: Appris,

, p.299-308.

SOUZA, Florentina. "Gênero" e "raça" na literatura brasileira. Estudos de Literatura

Brasileira Contemporânea, n.32, p.103-112, 2008.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Mulheres, arquivos e

memórias. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 71, p. 19–27, 2018.

SHILLINGSBURG, Peter. General principles for Electronic Scholarly Editions. 1993.

Disponível em: http://sunsite.berkeley.edu/MLA/principles.html. Acesso em 25 nov. 2021.

URBINA, Eduardo; FURUTA, Richard et al. Humanidades Digitales, Crítica textual y La

edición variorum electrónica del 'Quijote' (EVE-DQ). AISP, 2005, p. 2–10.

Published

2023-09-11

How to Cite

SILVA, Pollianna dos Santos Ferreira; BORGES, Rosa.
HYPEREDITION OF ALCINA DANTAS’ POETRY: philology, literature and memory
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 27, 11 Sep. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/22210. Acesso em: 24 nov. 2024.