RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA, DISCURSO E PERSUASÃO
Abstract
RESUMO: Este trabalho traz um estudo sobre Responsabilidade Enunciativa (RE). Objetiva examinar como a RE é apresentada em um encarte publicitário e de que forma o Ponto de Vista (PDV) enunciativo concorre para construir argumentação. Três questões moveram este estudo: Qual o PDV predominante no encarte publicitário da Editora Companhia das Letras que divulga uma nova edição da Bíblia? O PDV predominante no encarte favorece a construção da argumentação no texto? No encarte, que elementos linguísticos são utilizados para tecer a argumentação e de que forma esta favorece à persuasão? O estudo da RE considerou a classificação proposta por Rabatel (2016). Finalizada a análise, obtive as seguintes respostas: o PDV predominante no encarte publicitário analisado é o afirmado. O PDV predominante favorece a argumentação e comporta estratégias persuasivas para convencer o leitor da verdade do texto. Os elementos linguísticos utilizados para argumentação foram os lexemas afetivos, avaliativos e axiológicos.
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