ETHOS DISCURSIVO DA PREFEITURA DE SALVADOR NO FACEBOOK
Abstract
Resumo. Neste texto buscamos aplicar a noção de ethos discursivo, de Dominique Maingueneau, concebido como uma dimensão da formação discursiva, na análise do discurso de uma publicação da Prefeitura de Salvador no Facebook. Concluímos que a noção de ethos pode contribuir para a percepção dos modos pelos quais o enunciador se projeta no discurso para estabelecer um contrato de comunicação com o coenunciador, e que esse tom presente no discurso também manifesta a formação discursiva a que se filia o enunciador. Percebeu-se que este ethos corresponde à uma formação discursiva na qual a Prefeitura de Salvador se inscreve, identificando-se com um discurso específico, o qual aciona e reforça estereótipos relacionados à cidade, quais sejam: cidade da música, do carnaval, da suavidade, da doçura, numa perspectiva bastante mercadológica, representando a capital soteropolitana como um bem de consumo, relacionado ao turismo, às festas populares (especialmente o carnaval), bem como, à aceitação das representações sociais cristalizadas que servem a esse fim.
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