O GÊNERO RESENHA NA SALA DE AULA: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM

Autor/innen

  • Paulo Lima

Abstract

Resumo: este artigo trata do processo de produção textual no ambiente escolar, viabilizado por meio da ferramenta Sequência Didática, metodologia por meio da qual é possível ensinar modularmente um gênero discursivo. Nosso objetivo é demonstrar que quando o ensino do gênero textual é desenvolvido de forma modular, os estudantes têm mais possibilidades de construir seu texto de forma proficiente. Assim, descrevemos parte de uma experiência realizada em uma escola pública de ensino médio, em que os alunos do 2º ano escreveram uma resenha a ser veiculada na escola e em um blog. Para isso, nos embasamos em autores como Dolz (2010) e Bronckart (2007), que consideram a linguagem como forma de interação e o gênero textual como instrumento por meio do qual os alunos são capazes de desenvolver as capacidades de linguagem.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2015-06-25

Zitationsvorschlag

LIMA, Paulo.
O GÊNERO RESENHA NA SALA DE AULA: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 6, n. 10, 25 Juni 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/3563. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artigos