O DISCURSO SOBRE POBREZA E MARGINALIDADE PRODUZIDO POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Autor/innen

  • Luzia Alves

Schlagworte:

Exclusão, Pobreza, Marginalidade, Nome-do-Pai, Nomeação.

Abstract

A aparente falta de perspectiva em relação aos discursos desabonadores produzidos por professores e alunos possibilitam discussões sobre a indisciplina e a violência, que podem ser consideradas marcas de uma geração escolar, o que propicia a reflexão sobre o como os laços sociais tem se constituído neste momento socio histórico e, portanto, ideológico. As inquietações, fruto da angústia de professores, contribuiu para que se pudesse analisar as representações sobre pobreza, marginalidade, sobre seus colegas e sobre si, em textos escritos por alunos de nível de Ensino Médio, objetivo deste artigo. Metodologicamente, este estudo analisa o discurso produzido por alunos de nível de Ensino Médio, pertencentes a uma escola de rede pública do Vale do Paraíba, no que tange ao conceito de marginalização. Assim, o corpus de pesquisa se constituiu excertos de textos dissertativos argumentativos escritos por alunos da 2ª série. O escopo teórico está ancorado na Análise de Discurso de linha francesa, adotando como principais autores Pêcheux (1975), Authier-Revuz (2004), Orlandi (1999;2005), conceitos da Psicanálise, em Lacan (1966/1998), Lesourd (2004), Miller (1997) e conceito da filosofia de Foucault (1969/1995a) e Agamben (2002), e da sociologia de Becker (1963/2008). Os resultados apontaram para uma heterogeneidade no discurso, este afetado tanto pela (con)fusão entre exclusão social e criminalidade, fruto da memória discursiva, como a referência a um efeito de sentido de marginalidade, que não é o da transgressão quando estes escrevem sobre os colegas de turma. Pode-se ainda observar a presença de marcas discursivas que caracterizam o sujeito na ordem do desejo, marcados pelo simbólico pelo interdito do Nome-do-Pai.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2019-12-29

Zitationsvorschlag

ALVES, Luzia.
O DISCURSO SOBRE POBREZA E MARGINALIDADE PRODUZIDO POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 10, n. 19, 29 Dez. 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/13171. Acesso em: 25 nov. 2024.