Jogos Pedagógicos como estatégia de efetivação de aprendizagem para crianças surdas e/ou deficientes auditivos

Autores

  • Nisvaldo Santana Universidade Federal do ABC
  • Bruno Galasso Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n28.2023.21

Palavras-chave:

Jogos Pedagógicos, Acessibilidade, Deficiência Auditiva e Surdez

Resumo

Esta pesquisa busca fomentar discussão acerca da necessidade de criação de materiais de apoio (jogos pedagógicos) que levem em consideração as especificidades de aprendizagem das crianças surdas. Para isso, apresentam-se possibilidades de jogos, já testados em contexto de sala de aula, bem como discute-se formas de construção de jogos pedagógicos que possibilitem a integração dos estudantes em sala de aula. Parte-se da necessidade da inclusão de crianças e adolescentes surdos e/ou deficiêntes auditivos, por meio de um sistema educacional que efetive a vivência da cidadania plena. Sendo assim, vê-se nos Jogos Pedagógicos uma forma de efetivar o aprendizado, tornando conteúdos mais acessíveis, bem como, facilitando a interação com os pares em sala de aula e com a/o docente. A pesquisa, de caráter bibliográfico, seguiu os seguintes passos: Estabelecimento dos objetivos da revisão; Criação dos critérios de inclusão de bibliografia (palavras-chave e sites de busca); execução das buscas; Pré-seleção da bibliografia; seleção da bibliografia; análise dos resultados. Dentre os critérios utilizados para a seleção, utilizou-se como palavras-chaves as que se seguem: Educação Inclusiva; Surdez; Deficiência Auditiva; Materiais de apoio pedagógico; Jogos pedagógicos, sendo que as bases de busca foram: Scielo; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Os critérios de exclusão utilizados foram, trabalhos em outras línguas, anteriores a 2011, e que depois da leitura do resumo constatou-se que não abordavam o tema privilegiado nesta pesquisa. Após a análise dos 10 trabalhos selecionados concluiu-se que os jogos pedagógicos para surdos servem como ferramentas que tornam as aprendizagens significativas, proporcionando também ambientes comunicativos e de integração, mas necessitam de mediação adequada e formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. (1999). Decreto nº 3.298: Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, subchefia para assuntos jurídicos.

Brasil. (2015). Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015: Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República, Secretaria Geral, subchefia para assuntos jurídicos.

Bisol, C. A.; Valentini, C. B. (2011). Surdez e Deficiência Auditiva – qual a diferença?. OBJETO DE APRENDIZAGEM INCLUIR UCS/FAPERGS, 3p.

Sousa, A. S.; Oliveira, G. S.; Alves, H. A. (2021). A pesquisa bibliográfica: Princípios e fundamentos. v. 20 n. 43: Cadernos da Fucamp, 20p.

Dias, A. C. E. (2016). Guia: Como elaborar uma revisão bibliográfica. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, 22p.

Pereira, G.; Barbosa, M. I. B.; Filho, L. A. C. (2019). Ouvindo imagens: ensaio sobre uma oficina audiovisual inclusiva de cinema e educação. Pro-Posições, Campinas, SP, V. 30. 25p.

Martins, V. R. O.; Albres, N. A.; Sousa, W. P. A. (2015). Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas. Dossiê "EDUCAÇÃO DE SURDOS: DAS CONQUISTAS AOS NOVOS DESAFIOS", Pro-Posições V.26, 22p.

Pereira, G. R. M. (2014). A adequação do currículo para alunos surdos em escolas comuns de Goiás: entre o prescrito e o realizado. Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, dissertação, 165p.

Coelho, L. A. B. (2020) O ensino do corpo humano: sistema digestório para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, dissertação, 105p.

Busarello, R. I. (2011). Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, dissertação, 174p.

Santos L. C. M. (2015). Aprendizado bilíngue de crianças surdas mediada por um software de realidade aumentada. Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Dissertação, 189p.

França, L. D.; Lozza, S. I.; Silva, R. R. (2020). Jogos para a motivação da aprendizagem na Alfabetização de Jovens e Adultos Surdos. Caderno PAIC, Programa de Apoio à Iniciação Científica, 16p.

Almeida, C. B. (2012). Proposta Lúdica para o ensino da tabela periódica e teorias em turmas com Inclusão de Surdos: Jogo ‘Trilha Explosão de Elementos’. Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, Licenciatura em Química , Monografia 37p.

Rodrigues T. T.; Cassol R.; Miranda W. O. (2020). Cartografia Escolar Inclusiva: o jogo digital educacional como instrumento na alfabetização cartográfica de alunos surdos e deficientes auditivos. Revista eletrônica Ateliê Geográfico, v. 14 n. 1, 18p.

Rodrigues, T. T. (2019). O jogo digital como recurso didático na alfabetização cartográfica de alunos surdos e deficientes auditivos em Santa Maria, RS/Brasil. Repositório Digital da UFSM, Manancial, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Geografia, dissertação, 139p.

Nascimento, I. V. L.; Oliveira, A. F. C.; Lima, J. P. G. A. Lima; Bezerra, L. A.; Filho, G. A. A.C. (2021). Um Jogo para Dispositivos Móveis com o Objetivo de Auxiliar no Ensino de Libras e Português. in: TRILHA DE EDUCAÇÃO, ARTIGOS COMPLETOS, SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GAMES E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), Sociedade Brasileira de Computação, 9p.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

SANTANA, Nisvaldo; GALASSO, Bruno.
Jogos Pedagógicos como estatégia de efetivação de aprendizagem para crianças surdas e/ou deficientes auditivos
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 28, 30 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.