A POESIA MAIS QUE MARANHENSE NO CENÁRIO NACIONAL

a poética de Litania da velha, de Arlete Nogueira da Cruz, e sua inscrição na literatura brasileira

Autores

  • Marcos Antônio Fernandes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n27.2023.10

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Poesia, Maranhão, Arlete Nogueira da Cruz, Litania da velha

Resumo

Este artigo trata de uma produção de final do século XX, escrita por uma poeta maranhense. Trata-se de Litania da velha, de Arlete Nogueira da Cruz. Por sua vez, objetiva discutir sobre aspectos de sua produção e a importância da poesia escrita por Arlete Nogueira, para a construção de uma literatura mais que maranhense. Assim, verifica-se que Artele inscreve nas Letras nacionais uma obra de grande valor, não apenas estilístico, metafórico, artístico, mas também histórico e representativo. O poema representa parte da história da velha cidade de São Luís, assim como indica uma preocupação com o patrimônio histórico nacional, com a história e a vida do povo brasileiro. A poesia maranhense, assim como outrora, se expande para além do território em que nasce e expande horizontes, escancarando nossas raízes, nosso povo e a beleza da palavra que brota de cada canto de nossa imensa nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-11 — Atualizado em 2023-09-11

Versões

Como Citar

SANTOS, Marcos Antônio Fernandes dos.
A POESIA MAIS QUE MARANHENSE NO CENÁRIO NACIONAL: a poética de Litania da velha, de Arlete Nogueira da Cruz, e sua inscrição na literatura brasileira
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 27, 11 Set 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.