A GERAÇÃO DA UTOPIA: A REPRESENTAÇÃO DOS JOVENS NA CONSTRUÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA

Autores

  • Maria do Socorro Nascimento da Costa UFMA
  • Claudia Leticia Gonçalves Moraes

Palavras-chave:

Literatura Africana de expressão portuguesa, Angola, Análise literária, Pepetela.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso e apresenta uma análise do romance A Geração da Utopia (1992), do angolano Pepetela, enfocando aspectos importantes na construção da independência de Angola, a representação dos jovens angolanos no processo de transição de utopia para distopia e, nesse ínterim, a construção de nação ao longo das duas primeiras partes do romance do autor. Para esta análise será feita uma breve discussão acerca de algumas categorias fundamentais, tais como: o contexto das literaturas africanas de expressão portuguesa, o início da literatura em Angola e seu contexto de produção e o projeto literário do autor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que está sob amparo de autores como Fonseca (2007; 2015), Amâncio (2014) e Chaves (2004; 2005) que debatem sobre o desenvolvimento das literaturas africanas de língua portuguesa no contexto pós-colonial, o que coaduna com a proposta de Pepetela no referido romance

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Nascimento da Costa, UFMA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Licenciada em Linguagens e Códigos - Lingua Portuguesa - pela Universidade Federal do Maranhão. Discente do Curso de especialização em Filosofia e Cultura - Universidade Federal do Maranhão. Integrante dos Grupos de Pesquisa Literatura, Alteridade e Decolonialidade (UFMA) e Marginália Decolonial (UFMA- UFU). 

Claudia Leticia Gonçalves Moraes

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Práticas Sociais da Universidade de Brasília (bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão – FAPEMA). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras – Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Assistente da Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupo de Pesquisa Literatura, Alteridade e Decolonialidade (UFMA). Integrante dos Grupos de Pesquisa Historiografia, cânone e ensino (UnB) e Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa (UFF-UFMA). Organizadora do I e do II Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba (2018-2019).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

NASCIMENTO DA COSTA, Maria do Socorro; GONÇALVES MORAES, Claudia Leticia.
A GERAÇÃO DA UTOPIA: A REPRESENTAÇÃO DOS JOVENS NA CONSTRUÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 24, 22 Nov 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.