O REALISMO ANIMISTA EM AS AREIAS DO IMPERADOR, DE MIA COUTO

Autores

  • Cássia Morgon Fernandes UNESP
  • Luciene Marie Pavanelo UNESP

Palavras-chave:

Realismo Animista, Insólito, Mia Couto, Cosmovisão Africana

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o realismo animista na trilogia do escritor moçambicano Mia Couto As Areias do Imperador, composta pelos volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) e O Bebedor de Horizontes (2018). A obra retrata uma época em que o Sul de Moçambique era governado por Ngungunyane, o último grande líder do Estado de Gaza – um dos maiores símbolos da luta e resistência ao colonialismo português. Para além das discussões de identidades culturais e da contribuição histórica dessas literaturas, buscamos promover um debate sobre a cosmovisão africana como um processo continuado da descolonização da arte. O conceito do realismo animista, apresentado pelo professor Harry Garuba (2012), é uma forma de decodificar o sobrenatural nessas narrativas. Couto utiliza o imaginário ancestral e o fantástico para criar essa atmosfera realista e, ao mesmo tempo, animista numa visão africana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Morgon Fernandes, UNESP

Graduada em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos e pós-graduada em Gestão de cultural: cultural, desenvolvimento e mercado pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP, campus de São José do Rio Preto.

Luciene Marie Pavanelo, UNESP

Professora da UNESP no Curso de Licenciatura em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

MORGON FERNANDES, Cássia; PAVANELO, Luciene Marie.
O REALISMO ANIMISTA EM AS AREIAS DO IMPERADOR, DE MIA COUTO
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 24, 22 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.