LINHA DE COR E COMPORTAMENTO ENUNCIATIVO EM TRÊS ROMANCES NEGRISTAS

Autores

  • Luiz Henrique Silva de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Palavras-chave:

Linha de cor, Comportamento enunciativo, Negrismo, Xica da Silva, A marcha, Os tambores de São Luís

Resumo

Este trabalho discute os mecanismos responsáveis pelo comportamento enunciativo de personagens negras em contraposição aos de personagens brancas em três obras  que compõem o chamado romance negrista. Nossa hipótese é a de que o comportamento enunciativo das personagens segue um dispositivo composicional a que chamamos de linha de cor. Procuraremos discutir como a referida linha marca o comportamento enunciativo das personagens na linhagem de romances em questão, considerando o corpus selecionado. O comportamento enunciativo dos que estão de um lado da linha se aproxima do padrão da língua portuguesa, considerando as particularidades gramaticais. Já o comportamento dos que estão em lado oposto da linha, ainda que escolarizados, é marcado por desvios do padrão da língua. O corpus deste artigo será composto por A marcha, de Afonso Schmidt; Xica da Silva, de João Felício dos Santos e Os tambores de São Luís, de Josué Montello.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Silva de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Doutor em Letras pela UFMG; Pós-doutorado na mesma instituição. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

SILVA DE OLIVEIRA, Luiz Henrique.
LINHA DE COR E COMPORTAMENTO ENUNCIATIVO EM TRÊS ROMANCES NEGRISTAS
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 24, 22 Nov 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.