SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O trabalho apresenta uma sequência didática sobre o ensino do gênero textual artigo de opinião com o objetivo de levar os alunos a desenvolver habilidades de leitura, escrita, oralidade e produção textual para melhor expressar-se numa situação comunicativa de forma mais eficaz, tornando-os capazes de produzirem seus próprios textos. A atividade foi direcionada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 1998), Baltar, (2007), as Diretrizes Curriculares Estaduais (PARANÁ, 2008), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), afirmando que é papel da escola levar o aluno a utilizar a linguagem adequando-a conforme a situação e a esfera social da qual participa. Sendo assim, pretendemos contribuir de forma que adquiriram e façam uso do conhecimento sobre o gênero aqui estudado, apropriando-se das características sócio discursivas, sua estrutura composicional textual, argumentativa, marcas linguísticas (coesão, aspectos da grafia, ausência de rasura, formatação adequada do texto). A preocupação é em formar nos educandos uma visão crítica e argumentativa sendo fundamental nesse processo construtivo da produção escrita de um texto, intermediado pela leitura, ato indispensável na vida em sociedade para obtenção do conhecimento como inserção do aluno na comunidade letrada. A sequência didática possibilita aos alunos colocar em prática os aspectos da linguagem já internalizados e, aqueles que eles ainda não têm domínio, possibilitando-lhes aprender e compreender melhor o conteúdo trabalhado pelo professor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.