AS MÚSICAS TRADICIONAIS MOÇAMBICANAS COMO FONTE DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS

Autores

  • Guilherme Basílio
  • Ângelo Daniel Chumane
  • Cacilda Helena Chivai
  • Rangel de Almeida Manjate
  • Marcos Bonifácio Muthewuye

Resumo

TRADITIONAL MOZAMBICAN MUSIC AS A SOURCE OF SOCIO-CULTURAL IDENTITIES

Resumo

O presente artigo intitulado As músicas tradicionais moçambicanas como fonte de construção das identidades socioculturais resulta da implementação do Projecto “A criatividade artística e hermenêutica das músicas moçambicanas: caso dos distritos de Chibuto, Dondo, Angónia, Mueda e Mecubúri” financiado pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI), executado por pesquisadores da Universidade Pedagógica de Maputo. O artigo pretende analisar o papel das músicas tradicionais moçambicanas no processo de construção das identidades socioculturais e a contribuição na preservação das músicas e culturas locais. Defendemos, neste artigo, a tese segundo a qual as músicas tradicionais moçambicanas constituem o arcabouço cultural, fonte das identidades socioculturais e meio sobre qual se socializam os sentimentos, as emoções, os valores culturais, os ensinamentos, etc. Em termos metodológicos, o artigo resulta da interpretação de dados recolhidos através do trabalho de campo realizado nos distritos destacados e de leituras e interpretações da literatura que discute sobre a música e identidade. A pesquisa concluiu que as músicas tradicionais moçambicanas ocupam um lugar relevante no processo de educação tradicional, da construção das identidades socioculturais e na preservação do património cultural local e nacional. Também a pesquisa mostra que a mulher é artífice e guardiã das músicas tradicionais moçambicanas. Portanto, ela é sujeito activo e/ou principal no processo da construção das identidades socioculturais.

Palavras-chave: Músicas tradicionais, Identidades, Cultura, Educação, Mulher

 

Summary

This article entitled Mozambican traditional music as a source of socio-cultural identities, results from the implementation of the Project “The artistic and hermeneutical creativity of Mozambican music: case of the districts of Chibto, Dondo, Angónia, Mueda e Mecubúri” financed by the National Research Fund (FNI), carried out by researchers from the Pedagogical University of Maputo. The article aims to analyze the role of traditional Mozambican music in the process of building sociocultural identities and the contribution to the preservation of local music and cultures. In this article, we defend the thesis that traditional Mozambican music constitutes the cultural framework, the source of sociocultural identities and the medium on which feelings, emotions, cultural values, teachings, etc. are socialized. In methodological terms, the article results from the interpretation of data collected through fieldwork carried out in the highlighted districts and from readings and interpretations of the literature that discusses music and identity. The research concluded that traditional Mozambican music occupies an important place in the traditional education process, in the construction of sociocultural identities and in the preservation of local and national cultural heritage. Research also shows that women are artisans and guardians of traditional Mozambican music. Therefore, it is an active and / or main subject in the process of building sociocultural identities.

Keyword: Traditional music, Identities, Culture, Education, Woman

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAETANO, João Evânio Barba, MISSIO, Fabrício J. e DEFFACCI, Fabrício António, Fronteira, Música e Identidade Cultural. In: RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade Revista Latinoamericana de Estúdios en Cultura y Sociedad/ Latin American Journal of Studies in Culture and Society V. 03, ed. especial, dez., 2017, artigo nº 519 | relacult.claec.org | e-ISSN: 2525-7870.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro, DP&A,2006.

CASARI, Isadora Schee, Cognição musical e imaginação: construindo os sentidos da execução musical, (2006). In: Anais do IV Simpom 2016 - Simpósio Brasileiro De Pós-Graduandos Em Música. Disponível em http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article. Acesso em 13 de agosto de 2020.

BASÍLIO, Guilherme, Hermeneutica filosófica: apontamentos para compreender Hans-Georg Gadamer. Maputo, PubliFix, 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Basílio, G., Chumane, Ângelo D., Chivai, C. H., Manjate, R. de A., & Muthewuye, M. B. (2021). AS MÚSICAS TRADICIONAIS MOÇAMBICANAS COMO FONTE DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/18068

Edição

Seção

Artigos