Comunidades Quilombolas em Santana do Matos, Sertão do Rio Grande do Norte, RN: invisibilidade étnica e social.

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a identificação dos Territórios Negros no município de Santana do Matos, RN, em seus aspectos histórico, social, econômico e ambiental; elaborados de forma resumida, a partir do olhar dos moradores desses territórios. O trabalho que norteou este artigo foi pautado, em termos metodológicos, sob um olhar da Antropologia e da História. Para isso foram realizados procedimentos técnicos para levantamento de dados e informações como: pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo. Nesta última fase, valorizamos a história oral dos moradores destes territórios negros e, também, recursos audiovisuais. Podemos entender que a história destas comunidades começa a ser contada em um contexto diferente do que foi anteriormente. Uma história agora contada a partir do discurso dos moradores destas comunidades. Uma nova história para o Rio Grande do Norte, contemplando de forma honesta e ética a vida e a contribuição destas populações para o entendimento de suas condições atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

CARDOSO, Luís Fernando Cardoso e. A construção local: direito e território quilombola na comunidade de bairro Alto, na ilha de Marajó – Pará. Tese de Doutorado. Florianópolis: UFSC, 2008.

DUNCAN, M. A. Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais. IICA/NEAD, 2003. Disponível em: http://nead.gov.br/mapeamento/desenvolvimento.doc. Acesso em 14 de maio de 2010.

MOURA, Clóvis. A quilombagem como expressão de protesto radical. In, Moura, Clóvis. Os quilombos na dinâmica social do Brasil. Maceió, EDUFAL, 2001.

O'DWYER, Eliane Cantarino. Remanescentes de quilombos na fronteira amazônica: a etnicidade como instrumento de luta pela terra. In, MOURA, Clóvis. Os quilombos na dinâmica social do Brasil. Maceió: EDUFAL, 2001.

OLIVEIRA JUNIOR, Geraldo Barboza de. Relatório técnico sobre as comunidades negras rurais no município de Santana do Matos, RN. Santana do Matos: Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e ação Social, 2014.

LIMÃO, Zé. A origem do nome Pimenteira. Cordel. Recife: Folhetaria campos dos versos, s/d.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Oliveira Junior, G. B. de. (2021). Comunidades Quilombolas em Santana do Matos, Sertão do Rio Grande do Norte, RN: invisibilidade étnica e social. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/16970

Edição

Seção

Artigos