POSSIBILIDADES DIDÁTICAS ANTIRRACISTAS: O Ensino De Geografia Regional Da África E Educação Para Relações Étnico-Raciais

Autores

  • Rosemberg Ferracini Professor Adjunto UFT

Resumo

ANTIRACIST TEACHING POSSIBILITIES:

Teaching of Regional Geography Of Africa And Education For

Ethnic-Racial Relations

 

 

POSIBILIDADES DE ENSEÑANZA ANTIRRACISTA:

Enseñanza De La Geografía Regional De África Y Educación Para Las Relaciones Étnico-Raciales

 

Resumo

O texto ora apresentado é fruto da disciplina de pós-graduação “Ensino de Geografia Regional da África e Educação para Relações Étnico-Raciais” ministrado na Universidade Federal do Tocantins – UFT- Porto Nacional, no 2ºsemestre de 2020. O curso teve como base de reflexão as diferentes perspectivas afrocentrada para pensar o território e população, regiões e paisagens africanas. A metodologia utilizada foi com leitura, debates e a problematização de autores africanos e africanistas, via a interpretação de textos, mapas, tabelas, gráficos e imagens tendo como base a descolonização epistemológica. Assim, analisar o referencial teórico e fortalecer novas pesquisas a respeito da África é o principal objetivo desse artigo.

palavras-chave: Ensino de Geografia, Formação de Professores, África e Antirracismo.

 

Abstract

The text presented here is the result of the post-graduation course "Teaching of Regional Geography of Africa and Education for Ethnic-Racial Relations" taught at the Federal University of Tocantins - UFT- Porto Nacional, in the 2nd semester of 2020. The course was based on the different perspectives of African territory and population, regions and landscapes. The methodology used was through reading, discussion and problematisation by African and African authors, through the the interpretation of texts, maps, tables, graphics and images based on epistemological decolonisation. Thus, analyzing the theoretical framework and strengthening new researches on Africa is the main objective of this article.

Keywords: Teaching Geography, Teacher Training, Africa and Antirracism.

 

Resumen

El texto que aquí se presenta es el resultado del curso de postgrado "Enseñanza de la Geografía Regional de África y Educación para las Relaciones Étnico-Raciales" impartido en la Universidad Federal de Tocantins - UFT- Porto Nacional, en el 2º semestre de 2020. El curso se basó en las diferentes perspectivas del territorio y la población, las regiones y los paisajes de África. La metodología utilizada fue con la lectura, los debates y la problematización de los autores africanos y de África, a través de la la interpretación de textos, mapas, tablas, gráficos e imágenes basada en la descolonización epistemológica. Por lo tanto, analizar el marco teórico y reforzar las nuevas investigaciones sobre África es el principal objetivo de este artículo.

Palabras clave: Enseñanza de la geografía, formación de profesores, África y antirracismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCASTRO, Luis Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia das Letras, 2000, 525 p.

ANJOS, Rafael Sanzio A. A Geografia, a África e os Negros Brasileiros. In: MUNANGA, K. (org.) Superando o Racismo na Escola. Brasília: MEC – Ministério da Educação. 2005, v. 1, p. 173-184.

ASANTE, Molefe. Ensaios Filosóficos. Volume XIV, Dezembro, 2016. http://www.asante.net/articles/1/afrocentricity/

BARBOSA, Muryatan Santana. Eurocentrismo, História e História da África. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana nº1 jun./2008.

CONRAD, Robert. Os últimos anos da escravatura no Brasil 1850-1888. RJ, Civilização Brasileira, 1978.

DIARRA, S. Geografia histórica: aspectos físicos. In: KI-ZERBO Joseph (Org.). História Geral da África I: metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática/ Paris: Unesco, 1982, v. I, 333-349 pp.

DIOP, Cheik Anta. A origem Africana da Civilização. Mito ou Realidade. Lawrence Hill &Co, (1974) 2020, 552 p.

EL FASI, Mohammed. História geral da África, III: África do século VII ao XI. Brasília: UNESCO, 2010. 1056 p.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. RJ: Civilização Brasileira, 1968.

_____________. Os condenados da terra. RJ: Civilização Brasileira, 1971, 275 p.

FERRACINI, Rosemberg. A África e suas representações no(s) livro(s) escolares de Geografia no Brasil: de 1890 a 2003. Tese de Doutorado, FFLCH, USP, 2012. 229 p. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30102012-111718/pt-br.php

____________________. A Velha Roupa Colorida: Brasil e África na Geografia Escolar. Geografia, Ensino e Pesquisa. vol. 22, 2018, pp.01-09.

FLORENTINO, Manolo. Em costas Negras: uma história do tráfico atlântico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro. Arquivo Nacional, 1995.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: Lander, Edgardo (Org.) A Colonialidade do saber: Eurocentrismo e Ciências sociais – Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

MAZRUI Ali A. e WONDJI Christophe. História geral da África, VIII: África desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010. 1272 p.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Antígona, 2014.

M’BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Tomo II (Do século XIX aos nossos dias). Trad. Manuel Resende, revisão: Daniela Moreau, Valdemir Zamparoni e Bruno Pessoti. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2011, 754 p.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

MOBOGUNJE, A. Geografia histórica: aspectos econômicos. In: ¬KI-ZERBO Joseph (Org.). História Geral da África: metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática/ Paris: Unesco, 1982, v. 1, 351-365 pp.

MONIÉ, Frédéric. A inserção da África Subsaariana “no sistema mundo”: permanências e rupturas. In EMERSON, Renato (Org). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na geografia no Brasil. BH, Autentica pp. 175-183.

MOORE, Carlos. Como a Europa subdesenvolveu a África. In: Racismo & Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza, 2007.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. Editora Ática, 1988, p. 88.

____________________. Rediscutindo A Mestiçagem no Brasil. Petrópolis, Vozes,

, 88 p.

MUDIMBE, Valentin Y. III. O Poder do Discurso: o discurso do missionário e a conversão de África. In: A Invenção de África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Ramada: Pedago, 2013.

NIANE, Djibril Tamsir. História geral da África, IV: África do século XII ao XVI. 2.ed. rev. – Brasília: UNESCO, 2010. 896 p.

OGOT, Bethwell Allan. História geral da África, V: África do século XVI ao XVIII. Brasília: UNESCO, 2010, 1208 p.

OLIVEIRA, Denilson Araújo de. Por uma geografia nova do ensino de África no Brasil. In: RATTS, Alex [et al] (org.). Espaço e diferença: abordagens geográficas da diferenciação. Goiânia: 2018. p. 09-32.

SANTOS, Renato Emerson dos. Rediscutindo o ensino de geografia: temas da Lei 10.639. 1.ed. - RJ: CEAP, 2009

SANTOS, Renato Emerson dos e OLIVEIRA, Denílson Araújo de. Precisamos reler a África. “A cor da cultura”, do Canal Futura. Rio de Janeiro: 2013.

SANTOS, Boaventura Sousa. O fim das descobertas imperiais. Notícias do Milénio, Edição Especial do Diário de Notícias, 1999.

SILVA, Alberto da Costa. A manilha e o libambo. O tráfico de escravos de 1500 a 1800. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2002.

SOUZA, Lorena Francisco de. A Lei 10.639/03 e o ensino de Geografia: possibilidades em prol da equidade racial. In: ALVES, Adriana O; KHAOULE, Anna Maria K (orgs) A geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiânia: C&F, 2017.

VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o Golfo de Benin e a Baía de Todos os Santos dos séculos XVIII a XIX. SP, Corrupio, 1987 (1968) 718 p.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Ferracini, R. (2021). POSSIBILIDADES DIDÁTICAS ANTIRRACISTAS: O Ensino De Geografia Regional Da África E Educação Para Relações Étnico-Raciais. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(8). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/16149

Edição

Seção

Artigos