A cultura empreendedora nos cursos de jornalismo da América Latina

Autores

  • Caroline Silva Falcão Guedes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Amanda Maurício Pereira Leite Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.4

Palavras-chave:

Cultura empreendedora, formação acadêmica, jornalismo empreendedor.

Resumo

O presente trabalho tem objetivo analisar o relatório publicado pela SembraMedia em 2017 chamado de "Ponto de partida: um estudo de cursos de jornalismo empresarial em espanhol" e correlacionar com a formação empreendedora nas graduações em jornalismo das universidades federais do Brasil. A intenção é verificar na grade curricular dos cursos de Jornalismo se existe uma cultura empreendedora na oferta de disciplinas com foco no empreendedorismo. Esta investigação considera que houve grandes transformações culturais e econômicas no mundo e o trabalho dos jornalistas também passaram por constantes atualizações.

 

Entrepreneurial culture in journalism courses in Latin America

Abstract

This The present work is part of the ongoing master's research and aims to analyze the report published by SembraMedia in 2017 called "Starting point: a study of business journalism courses in Spanish" and correlate with the survey of the offer of disciplines with the term entrepreneurship in journalism degrees from federal universities in Brazil. The intention is to verify in the curriculum of Journalism courses if there is a fostering of entrepreneurial culture, considering that there have been major cultural and economic transformations in the world and the work of journalists has also undergone constant updates.

Keywords: Entrepreneurial culture; academic background; entrepreneurial journalism.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Silva Falcão Guedes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Jornalista concursada na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestranda em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduada em Administração e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2005). Tem experiência na área de Assessoria de Comunicação, Mídias e Redes Sociais, modelos de negócios em jornalismo e jornalismo empreendedor.

Amanda Maurício Pereira Leite, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutora em Educação pela Unicamp. Doutora e Mestre em Educação pela UFSC. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e no curso de Pedagogia da UFT. E-mail: amandaleite@uft.edu.br  - Instagram: @amandampleite – www.amandaleite.com.br.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

GUEDES, Caroline Silva Falcão; LEITE, Amanda Maurício Pereira.
A cultura empreendedora nos cursos de jornalismo da América Latina
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 85–103, 25 Jun 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/16562. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos