Na boca do povo
a pandemia de Covid-19 em evidência no Brasil por meio do consórcio de imprensa e do jornalismo de dados
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.18Parole chiave:
Agenda Setting, Consórcio de imprensa, Jornalismo de dados, Pandemia de Covid-19, WebjornalismoAbstract
Em tempos de crise mundial na saúde, a imprensa se torna ainda mais dependente de ser alimentada por dados fornecidos pelas fontes oficiais ou institucionais. No momento em que essas instituições se negam a repassar dados importantes, a imprensa se vê diante da quebra do processo comunicacional e do desafio de garantir a continuidade de sua função social, que é informar. A população, por sua vez, fica diante da incerteza sobre a real situação que a cerca e diante da insegurança sobre seu destino. Assim, o consórcio de veículos de imprensa foi uma saída encontrada por seis grupos de comunicação brasileiros – G1, O Globo, Extra, UOL, Estadão e Folha – para resolver esse problema. Por meio dele, a imprensa expôs sistematicamente os números sobre pessoas infectadas e óbitos por Covid-19 no país, especialmente na internet, onde foi possível explorar ferramentas como tabelas, mapas interativos e infográficos para deixar o usuário diante dos próprios dados. E fez questão de remeter o crédito, repetidamente, ao trabalho realizado pelo consórcio de imprensa. Contudo, esse artigo pretende compreender, sob a luz da teoria do Agenda Setting, se a imprensa teria usado o consórcio para mediar a relação entre indivíduos e realidade social, pautando os assuntos da esfera pública e colocando a pandemia de Covid-19 em evidência no Brasil.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2011.
BARBERO, Jesús Martín. Diversidade em convergência. Matrizes, vol. 8, nº 2. São Paulo: 2014, p. 15-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90445
Acesso em: 10 de jun. 2021.
BARBOSA, Suzana. Jornalismo digital em base de dados (JDBD): um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11299 Acesso em: 10 de jun. 2021.
BARBOSA, Suzana et al (Org.). GJOL - 20 anos de percurso: textos fundadores e metodológicos. Salvador: EDUFBA, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27613 Acesso em: 10 de jun. 2021.
FRANÇA, Vera V.; SIMÕES, Paula G. Teorias da comunicação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GRAY, Jonathan et al. Manual de jornalismo de dados: como os jornalistas podem usar dados para melhorar suas reportagens. 2012. Disponível em: https://issuu.com/andersonraimello/docs/manual_de_jornalismo_de_dados_-_lic. Acesso em: 08 de jun.2021.
G1. Veículos de comunicação formam parceria para dar transparência a dados de Covid-19. São Paulo, 8 de junho de 2020. Política. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/06/08/veiculos-de-comunicacao-formam-parceria-para-dar-transparencia-a-dados-de-covid-19.ghtml>. Acesso em: 29 de jun. 2021.
MORAES, Dênis. O capital da mídia na lógica da globalização. Ciber Legenda, Ano VI, vol. 6, nº 11, 2001. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36788
Acesso em: 18 de jun. 2021.
SILVA, J. A. B. A expansão da teoria do Agenda-Setting em sistemas informativos da web. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC - SP), n. 28, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/issue/view/1301
Acesso em: 18 de jun. 2021.
WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. Tradução Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Tradução de Isabel Crossetti. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.