Na boca do povo

a pandemia de Covid-19 em evidência no Brasil por meio do consórcio de imprensa e do jornalismo de dados

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.18

Keywords:

Agenda Setting, Consórcio de imprensa, Jornalismo de dados, Pandemia de Covid-19, Webjornalismo

Abstract

Em tempos de crise mundial na saúde, a imprensa se torna ainda mais dependente de ser alimentada por dados fornecidos pelas fontes oficiais ou institucionais. No momento em que essas instituições se negam a repassar dados importantes, a imprensa se vê diante da quebra do processo comunicacional e do desafio de garantir a continuidade de sua função social, que é informar. A população, por sua vez, fica diante da incerteza sobre a real situação que a cerca e diante da insegurança sobre seu destino. Assim, o consórcio de veículos de imprensa foi uma saída encontrada por seis grupos de comunicação brasileiros – G1, O Globo, Extra, UOL, Estadão e Folha – para resolver esse problema. Por meio dele, a imprensa expôs sistematicamente os números sobre pessoas infectadas e óbitos por Covid-19 no país, especialmente na internet, onde foi possível explorar ferramentas como tabelas, mapas interativos e infográficos para deixar o usuário diante dos próprios dados. E fez questão de remeter o crédito, repetidamente, ao trabalho realizado pelo consórcio de imprensa. Contudo, esse artigo pretende compreender, sob a luz da teoria do Agenda Setting, se a imprensa teria usado o consórcio para mediar a relação entre indivíduos e realidade social, pautando os assuntos da esfera pública e colocando a pandemia de Covid-19 em evidência no Brasil.   

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristiane Portela de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo - pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora adjunta do Curso de Jornalismo - da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando na área de Comunicação Multimídia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), atuando na linha de pesquisa Processos e Práticas do Jornalismo. Integra o Núcleo de Pesquisas em Mídia, História e Tecnologias - NUMIHTEC e o Núcleo de Pesquisas em Jornalismo e Comunicação - NUJOC, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Webjornalismo: Processos e Práticas nas Sociedades Atuais". Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Jornalismo da UFPI (2014 a 2018). Atualmente é Subcoordenadora do PPGCOM/UFPI. 

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2011.

BARBERO, Jesús Martín. Diversidade em convergência. Matrizes, vol. 8, nº 2. São Paulo: 2014, p. 15-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90445

Acesso em: 10 de jun. 2021.

BARBOSA, Suzana. Jornalismo digital em base de dados (JDBD): um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11299 Acesso em: 10 de jun. 2021.

BARBOSA, Suzana et al (Org.). GJOL - 20 anos de percurso: textos fundadores e metodológicos. Salvador: EDUFBA, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27613 Acesso em: 10 de jun. 2021.

FRANÇA, Vera V.; SIMÕES, Paula G. Teorias da comunicação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

GRAY, Jonathan et al. Manual de jornalismo de dados: como os jornalistas podem usar dados para melhorar suas reportagens. 2012. Disponível em: https://issuu.com/andersonraimello/docs/manual_de_jornalismo_de_dados_-_lic. Acesso em: 08 de jun.2021.

G1. Veículos de comunicação formam parceria para dar transparência a dados de Covid-19. São Paulo, 8 de junho de 2020. Política. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/06/08/veiculos-de-comunicacao-formam-parceria-para-dar-transparencia-a-dados-de-covid-19.ghtml>. Acesso em: 29 de jun. 2021.

MORAES, Dênis. O capital da mídia na lógica da globalização. Ciber Legenda, Ano VI, vol. 6, nº 11, 2001. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36788

Acesso em: 18 de jun. 2021.

SILVA, J. A. B. A expansão da teoria do Agenda-Setting em sistemas informativos da web. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC - SP), n. 28, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/issue/view/1301

Acesso em: 18 de jun. 2021.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. Tradução Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Tradução de Isabel Crossetti. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Published

2022-12-29

How to Cite

SILVA, Elaine Cristine Souza; CARVALHO, Cristiane Portela de.
Na boca do povo: a pandemia de Covid-19 em evidência no Brasil por meio do consórcio de imprensa e do jornalismo de dados
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 150–168, 29 Dec. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19931. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos