RAP e Comunicação: comunidades imaginadas globais materializadas em práticas e processos comunicacionais locais
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.5Mots-clés :
RAP, hip-hop, cultura, comunidades imaginadas, comunicação.Résumé
O RAP é uma base do movimento Hip-Hop; no artigo, o gênero musical é analisado culturalmente (Raymond Williams) considerando o compartilhamento de significados observado entre os indivíduos que estabelecem uma espécie de “comunidade imaginada” (Benedict Anderson) de abrangência global a partir da música, que conta com adaptações a contextos locais. A partir de contextualização histórica, são apresentados casos de ocorrência do RAP no Brasil que evidenciam – complementarmente às (ou para além das) críticas sociais do gênero (eventualmente confundidas pelo senso comum como apologia ao crime) – casos de manifestações de afeto que permitem estabelecer relações com as origens do gênero musical.
RAP and Communication: global imagined communities materialized in local communicational practices and processes
Abstract
RAP music is one basis of Hip-Hop movement; in this paper, the musical genre is analyzed culturally (Raymond Williams), from the sharing of meanings observed between the individuals that pertain to a kind of global “imagined community” (Benedict Anderson) established from the musical genre that has adaptations to local contexts. Starting from a historical contextualization of RAP music, the paper presents cases of its occurrence in Brazil that materialize affect manifestations, enabling to relate contemporary occurrences of RAP with the origins of the musical genre – complementarily to (or even beyond) the usual RAP’s social critics (typically mistaken for apology for crime in commonsense).
Keywords: RAP; hip-hop; culture; imagined communities; communication.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.