Educação, emancipação e pós-modernidade

Auteurs-es

  • Filipe Ceppas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.15

Mots-clés :

Pós-modernismo, Educação, Emancipação

Résumé

Afirmar que vivemos sob uma condição pós-moderna não significa de modo algum “decretar” que tudo é narrativa e que o discurso emancipatório é apenas uma narrativa entre outras. Significa, antes de mais nada, reconhecer as dificuldades que assombram e limitam nossa práxis emancipadora. A condição pós-moderna é a consciência de que existem problemas que não podem ser resolvidos com o instrumental moderno. Esses problemas atravessam a sociedade e a escola. O que tem o arcaico a ver com isso?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Filipe Ceppas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor associado da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Coordena o Laboratório de Ensino de Filosofia Gerd Bornheim da Faculdade de Educação da UFRJ (LEFGB-FE/UFRJ) e o Núcleo de Pesquisa em Filosofia Francesa Contemporânea do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFRJ (NuFFC-PPGF-UFRJ/CNPq).

Références

REFERÊNCIAS

ANDERSON, P. As Origens da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.

HABERMAS, J. A modernidade como projeto inacabado. Arte em revista, Ano 5, nº 7, 1983, 86-91.

___________. O discurso filosófico da modernidade. Doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HOLANDA, S. B. Visão do paraíso, São Paulo: Editora Brasiliense, 2000.

HUYSSEN, A. After the Great Divide: Modernism, Mass Culture, Postmodernism. Indiana: Indiana University Press, 1986.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2022-08-16

Comment citer

Ceppas, F. (2022). Educação, emancipação e pós-modernidade. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.15

Numéro

Rubrique

A pós-modernidade e as incertezas educacionais