ADAPTAÇÕES DO SISTEMA PRESENCIAL AO REMOTO EM FUNÇÃO DA PANDEMIA COVID-19: a experiência de curso superior em turismo em instituição de ensino superior estadual
Abstract
ADAPTATIONS OF THE TRADITIONAL SYSTEM OF EDUCATION TO THE ON-LINE LEARNING DUE TO THE COVID-19 PANDEMIC: the experience of a college education course in tourism in a state university
RESUMO: A pandemia COVID-19 gerou a necessidade de isolamento social, que trouxe mudanças a vários setores, dentre esses, o processo de migração do modal presencial ao ensino remoto. Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como relato de experiência, e procurou estabelecer ações apresentando o aporte das atividades on-line e a adaptação ao modelo remoto desde a concepção, desenvolvimento das etapas realizadas pela instituição, analisar o cenário técnico e as condições para a execução das atividades. Destaca-se o professor nesse contexto de mudanças e o aporte institucional para levantamento do cenário, assim como dos acadêmicos, visando a equidade nas condições de ensino em instituição pública. Realizou-se a avaliação do ano letivo 2020 permitindo maior maturidade para as atividades do ano letivo 2021 que seguem ainda em sistema remoto.
Palavras-chave: Educação e turismo; adaptações do sistema de ensino; ensino remoto; Universidade Estadual de Ponta Grossa; pandemia COVID-19.
ABSTRACT: The current scenery of the pandemic of COVID-19 generated the need for social isolation, bringing changes to many sectors, including the migration process from the traditional system of education to remote learning. Methodologically, this research is configured as an experience report, and defining conceptual issues and identifying tools for adjusting online activities and adapting to the remote model from conception, development of the steps implemented by the institution, analysis of the technical scenario and how conditions for carrying out the activities. The professor, in this context of changes and the institutional contribution to survey the scenario, stand out, as well as the equity in the conditions of teaching in a public institution from qualified academics. The 2020 academic year was evaluated, allowing for greater maturity for the activities of the 2021 academic year, which are still in the remote system.
Keywords: Education and tourism; adaptations of the education system; remote teaching; State University of Ponta Grossa; pandemic COVID-19.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABIH-RN. Associação Brasileira de Indústria de Hotéis – RN. Natal: ABIH-RN, 2020. Disponível em: https://www.abihrn.com.br/2020/07/27/a-retomada-do-turismo-e-da-hotelaria-entrevista-com- jose-odecio-presidente-da-abih-rn/. Acesso em: 27 jul. 2020.
AUERBACH, P.; OSELAME, G. B.; DUTRA, D. A. Revisão histórica da gripe no mundo e a nova H7N9. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, Brasília, DF, v.2, n3, 2013.
BERRY, M.; GAMIELDIEN, J.; FIELDING, B. C. Identification of new respiratory viruses in the new millennium. Viruses, v.7, n. 3, p. 996-1019, 2015.
BRASIL. Ministério da Economia-Caged. Estatísticas mensais do emprego formal. Brasília, DF: ME, 2020. Disponível em: http://pdet.mte.gov.br/images/Novo_CAGED/Jun2020/1- sumarioexecutivo.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.
BRASIL. Ministério do Turismo. Boletim de estatísticas turísticas. Brasília, DF: MTur, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Administrador/Downloads/Boletim_de_Estatisticas_Turisticas_1tri-2020.pdf Acesso em: 25 jul. 2020.
BRASIL. Ministério do Turismo. Protocolos sanitários contra Covid-19. Brasília, DF: MTur, 2021. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13451-omt-lan%C3%A7a- conjunto-de-recomenda%C3%A7%C3%B5es-para-recupera%C3%A7%C3%A3o-do- turismo.html. Acesso em: 12 set. 2021.
BRASIL. Ministério do Turismo. Rio Grande do Norte tem novo mapa turístico. Brasília, DF: MTur, 2016. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6460-rio- grande-do-norte-tem-novo-mapa-tur%C3%ADstico.html. Acesso em: 5 jul. 2018.
C.; FREITAS, I. N. Projeto Geoparque Seridó (NE do Brasil): diferentes ações a favor do patrimônio geológico. Trabalho apresentado ao 27º Simpósio de Geologia do Nordeste, 2017.
CHOWELL, G.; NISHIURA, H. Transmission dynamics and control of Ebola vírus disease (EVD): a review. BMC Medicine, v.12, n. 1, 2014.
CONDÉ NAST TRAVELLER. Imagens de atrativos turísticos – pandemia covid 19. Disponível em: https://www.cntravellerme.com/before-and-after-photos-tourist-attractions- during-coronavirus?page=14&img=14. Acesso em: 25 jul. 2020.
DENCKER, A. F. M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 1998.
FGV. Impacto econômico do Covid 19: propostas para o turismo brasileiro. Rio de Janeiro: FGV: Projetos Ebape, 2020.
FREITAS, I. N. Projeto Geoparque Seridó: um estudo das práticas turísticas como propulsor para o desenvolvimento local. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
FREITAS, I. N.; SILVA, N. C. S. O papel das mídias sociais para a promoção do turismo no geoparque Seridó-RN. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA, 22., 2017, Natal. Anais [...] Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017.
GEOPARQUE SERIDÓ. Localização. 2021. Disponível em: http://geoparqueserido.com.br/?page_id=7942. Acesso em: 18 ago. 2021.
GOMES, C. S. C. D.; AZEVEDO, F. F. DE.; NASCIMENTO, M. A. L. Um olhar no Geoparque
GOSLING, S.; SCOTT, D.; HALL, M. Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of Covid-19. Journal of Sustainable Tourism, 2020.
IPEA. PNAD Covid-19. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2020/07/pnad-covid-19-divulgacao-de- 17072020-principais-destaques/ Acesso em: 27 jul. 2020.
JOHNSON, N.; MUELLER, J. Updating the Accounts: Global Mortality of the 1918–1920 “Spanish” Influenza Pandemic. Bulletin of the history of medicine, v.76, n.1, 2002.
MAIA, A, K, O; FREITAS, I, N.; MEDEIROS, C, S, C.; LAMAS, S. Educação e Conservação: uma gastronomia consciente em territórios de geoparques. In: TMS ALGARVE, 2018; OURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, 2018, Algarve, PT. Anais […]. Algarve, PT: UAlg ESGHT, 2018.
MAIA, A, K, O; FREITAS, I, N; SILVA, N. C. S; NASCIMENTO, E. D; ARAÚJO, M. A;
MAPHANGA, P.; HENAMA, U, S. The tourism impact of Ebola in Africa: lesson son crisis management. African Journal of Hospitality, Tourism and Leisure, v. 8, n. 3, 2019.
MARCONI, M de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
NASCIMENTO, M. A. L.; PATRÍCIO, J. C. B. O geofood como fator identitário estimulador de uma atividade turística sustentável e geoconservadora. In: IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOLÓGICO, 2. ; ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE PATRIMÔNIOGEOMORFOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO, 2., 2017, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.
NASCIMENTO, M. A. L.; SOUSA, D. C.; GOMES, C.S.; SILVA, N. C.S.; MEDEIROS, J.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/csr/don/2010_08_06/en/. Acesso em: 25 jul. 2020.
OMT. Trade and Development Report. 2020. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official- document/tdr2020_en.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Turismo do Estado. Destinos Polo Seridó. Natal, SETUR, 2020. Disponível em:http://setur.rn.gov.br/?page_id=4556. Acesso em 22 de julho de 2020.
SAMPAIO. A. Estamos à beira de um genocídio empresarial. Revista do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade: Turismo em Pauta: quem pensa e faz o turismo acontecer. Rio de Janeiro, n. . 4 5 , 2 0 2 0 .
Seridó à luz do desenvolvimento e do capital social. Caderno Virtual de Turismo, v. 18, n. 1, p. 116-132, 2018.
TAUBENBERGER, J.; MORENS, D, M. 1918 Influenza: the mother of all pandemics. Emerging Infectious Diseases, v. 12, n.1, p. 15–22, 2006.
UJVARI, S. C. Pandemias: a humanidade em risco. São Paulo: Contexto, 2011.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Brasília, DF: UNESCO, 2020. Disponível em: http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/earth- sciences/unesco-global-geoparks/. Acesso em: 29 jul. 2020.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Brasília, DF: UNESCO, 2021. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/earth-science-geoparks. Acesso em: 30 ago. 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.