DIFERENÇAS SALARIAIS E DISCRIMINAÇÃO POR GÊNERO E COR NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Maylisson Rodrigo Fonseca
  • Matheus Demambre Bacchi
  • Davi Winder Catelan Catelan
  • Priscila Akimi Hayashi
  • Katy Maia

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n2p739-760

Resumo

O artigo resulta de um estudo cujo objetivo foi analisar a discriminação salarial de gênero e cor de pele na região Norte do Brasil em 2004 e 2013. Com base nas teorias do capital humano, segmentação e discriminaçãoe a partir dos dados da PNAD/IBGE, estimaram-se as equações de determinação dos salários e utilizou-se a decomposição de Oaxaca-Blinder para detectar a discriminaçãosalarial. Verificou-se que o impacto discriminatório foi o principal responsável pela disparidade salarial existente. O hiato salarial entre brancos e não brancos deveu-se à diversidade nos fatores produtivos individuais. Além disso, a aproximação
das características produtivas dos trabalhadores influenciou positivamente
na redução das diferenças salariais entre gênero e negativamente na cor
da pele. O artigo conclui, ademais, que o fator discriminatório se reduziu no período, sendo os mais significativos decréscimos para os indivíduos não brancos.
Palavras-chave: Mercado de trabalho, diferenças salariais, discriminação, políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Como Citar

FONSECA, Maylisson Rodrigo; BACCHI, Matheus Demambre; CATELAN, Davi Winder Catelan; HAYASHI, Priscila Akimi; MAIA, Katy.
DIFERENÇAS SALARIAIS E DISCRIMINAÇÃO POR GÊNERO E COR NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 2, p. 739–760, 16 Jan 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/8244. Acesso em: 22 dez 2024.