MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: a relação entre professores e Diretrizes da Educação do Campo em Cascavel
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v19n1p251-265Resumo
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender, a partir de uma contextualizaçãohistórica, se as conquistas alcançadas pelas políticas educacionais do campo vêm se materializando dentro das escolas. Foram
sujeitos da pesquisa, os professores de Matemática das Escolas Estaduais do Campo de Cascavel/PR. Buscou compreender se
estes docentes conhecem as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, documento que representa as políticas educacionais
para essa modalidade no Paraná, e se seguem suas orientações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os
docentes (19) de Matemática destas escolas e por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) concluiu que apenas 15% deles
conhecem o documento, mas não o utilizam por entenderem-no inadequado frente à especificidade da escola na qual trabalham.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, Educação Matemática, processos de ensino e de aprendizagem.
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Publicado
2016-06-16
Como Citar
CRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva; SZYMANSKI, Maria Lidia Sica.
MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: a relação entre professores e Diretrizes da Educação do Campo em Cascavel
. Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 1, p. 251–265, 16 Jun 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/4813. Acesso em: 26 dez 2024.Edição
Seção
Artigos - Temas livres
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