CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES E DESEMPENHO ESTUDANTIL: uma análise crítica sobre as perspectivas da OCDE

Autores

  • Rose Meri Trojan Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Vanessa Cristiane Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v19n2p539-550

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Avaliação educacional, PISA, TALIS

Resumo

Resumo: A partir do atual contexto de globalização da economia, este artigo apresenta uma análise das possibilidades do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS), da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que se propõem a orientar políticas nacionais e promover a comparação internacional. Assim, o objetivo é apontar problemas, tendências e demandas para futuras investigações, a partir do exame dos relatórios divulgados pela OCDE. A metodologia adotada incluiu um estudo acerca dos documentos publicados pela OCDE, confrontando com estudos teóricos sobre políticas educacionais e dados disponibilizados para comparação, privilegiando Brasil, Espanha e México, que fazem parte de um projeto mais amplo, sobre os aportes das pesquisas internacionais. O artigo não pretende apresentar resultados conclusivos, mas alertar a propósito dos limites desses programas internacionais de avaliação.
Palavras-chave: Políticas educacionais, avaliação educacional, PISA, TALIS.
TEACHERS’ WORKING CONDITIONS AND STUDENTS’ PERFORMANCE: a critical analysis on OECD perspectives
Abstract: From the current context of economic globalization, this article presents the possibilities of the Program for International Student Assessment ((PISA) and of the Teaching and Learning International Survey (TALIS), from the Organization of Economic Cooperation and Development (OECD) that purport to guide national policies and promote international comparison. The objective is to point out problems, trends and demands for further research, based on reports released by OECD. For that purpose, documents published by OECD were analyzed, confronting theoretical studies on educational data available for comparison and policies, focusing on Brazil, Spain and Mexico, which are major contributors of a broader international project on the subject. The authors did not intend to provide conclusive results, but rise alert on the limits of this kind of international assessment programs.
Key words: Educational policies, educational evaluation, PISA, TALIS.

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Biografia do Autor

Rose Meri Trojan, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Desenhista
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Vanessa Cristiane Corrêa

Pedagoga
Bolsista de Iniciação Científica do CNPQ (2012-2014) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado

2016-06-16

Como Citar

TROJAN, Rose Meri; CORRÊA, Vanessa Cristiane.
CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES E DESEMPENHO ESTUDANTIL: uma análise crítica sobre as perspectivas da OCDE
. Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 2, p. 539–550, 16 Jun 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/4334. Acesso em: 27 dez 2024.