QUESTÃO URBANA E EXCLUSÃO SOCIAL: O que mudou nas favelas de Praia da Rosa e Sapucaia uma década após o Programa Bairrinho?

Autores

  • Maria de Fatima Cabral Marques Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lenise Lima Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

favelas, urbanização, exclusão social

Resumo

O trabalho apresenta os resultados preliminares, de natureza qualitativa, do follow-up da urbanização nas favelas Praia da Rosa e Sapucaia realizada pela Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, por meio do Programa Bairrinho, entre 1996 e 1998. Trata-se de um estudo teórico-empírico que deve ser ampliado com a atualização do Censo que antecedeu essa intervenção nas duas favelas visando a verificar em que medida a política destinada às favelas tem alterado as condições de inclusão/exclusão social dos moradores desses locais. Os processos articulados na configuração do fenômeno de inclusão/exclusão urbana colocam-se como orientação central dessa investigação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

GOMES, Maria de Fatima Cabral Marques; FERNANDES, Lenise Lima.
QUESTÃO URBANA E EXCLUSÃO SOCIAL: O que mudou nas favelas de Praia da Rosa e Sapucaia uma década após o Programa Bairrinho?
. Revista de Políticas Públicas, v. 12, n. 2, p. 45–55, 1 Ago 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3850. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático