PAC, Educação e Heteronomia Cultural

Autores

  • Roberto Leher Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

dependent capitalism, cuturaI heteronomy, development, education, financing, universalization

Resumo

Exame  das  conexões  entre  o  Programa  de  Aceleração do Crescimento  (PAC)  e  a  Educação,  a  partir  da  categoria do capitalismo  dependente.  Sustenta-se  que,  sob  a  ótica das frações  locais  da  burguesia  internacionalizadas,  o quadro  de apartheid  educacional  vivido  pelo  país  — delineado  no presente texto  —  não é um problema substantivo. A educação contribui  para  a  governabilidade  e para  a  formação  de  uma força  de  trabalho  grosso  modo de  modesta  escolarização.  O texto  argumenta  que  o referido  PAC,  por  fazer  parte  de  um plano maior que está redesenhando a geografia econômica da América  Latina, reprimarizando-a,  irá  agravar  esse  quadro educacional  já dramático.  A  conseqüência  é  uma  economia subordinada aos centros dinâmicos do capitalismo, estruturada em cadeias produtivas fragmentadas  e  desfeitas,  baseada  no uso intensivo  de  energia  e  de  força  de  trabalho hiperexplorada.  O  texto  propugna  que,  como  as  frações locais  da burguesia  operam  nacionalmente  o  capitalismo dependente, não  podem  se  mobilizar  para  fazer  uma “revolução educacional”, a exemplo do que frações burguesas fizeram em outros  países,  em  tempos pretéritos. O  texto conclui  que  a universalização  do  direito  à educação pública somente acontecerá,  caso  existam mobilizações  sociais com  força suficiente para impor derrotas à hegemonia neoliberal.
Palavras-chave: Capitalismo dependent, Heteronomia cultura, Desenvolvimento, Educação, Financiamento, Universalização.

THE CAP, CULTURAL EDUCATION AND HETERONOMIA

Abstract: This  paper  examines  the  connections  between Programa  de Aceleração  do  Crescimento  (PAC)  and Education  using  the category of depenclent capitalism. It sustains that from the point of  view  of  the  local  fractions of internationalized  bourgeoisie, the  picture  of  educational apartheid  that  takes  place  in  the country  —  as delineated in  this  paper  —  is  not  a  substantive problem. Educationcontributes to governability and to prepare modest schoolarization workers’ labor force. The study argues that PAC,  being  part  of  a  larger  plan  that  is  redrawing the economical  geography  of  Latin  America,  will worsen educational  picture  which  is  already  dramatic. The consequence is a subordinate economy to the dynamic centers of  the  capitalísm,  structured  infragmented productive  chains, based on  intensive use of energy and on highlyexplored labor force.  This  study  defends  that  as local  fractions  of  the bourgeoisie operate the dependent capitalism in national basis, they cannot be mobilized to do an “educational “revolution like bourgeois  fractions  did  at other  countries  in  past  times.  lt concludes that the universalization of public education rights will only happen in case social mobilizations exist with enough force to impose defeats to neoliberal hegemony.
Key words: dependent  capitalism, cuturaI  heteronomy, development, education, financing, universalization.  
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Biografia do Autor

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor  da  Faculdade  de  Educação  da  UFRJ, coordenador  do  Observatório  Social  da América  Latina —  seção  Brasil  do  Conselho  Latino-Americano  de Ciências  Sociais  e  doPrograma Outro Brasil / Instituto Rosa Luxemburgo Stiftung.

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Publicado

2015-01-09

Como Citar

LEHER, Roberto.
PAC, Educação e Heteronomia Cultural
. Revista de Políticas Públicas, v. 11, n. 1, p. 9–34, 9 Jan 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3096. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático