TRAJETÓRIAS COMPARTILHADAS: pesquisando, dialogando e aprendendo com a Educação Ambiental

Autores

  • Ana Maria Dantas Soares Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Samara dos Santos Pimentel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Lilian Couto Cordeiro Estolano Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v18nEp429-437

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Processos Formativos, Estudo-Pesquisa

Resumo

Este estudo buscou considerar a trajetória do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS), num processo contínuo de formação de todos os atores envolvidos nas reflexões-ações promovidas desde 2003, no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A perspectiva de uma educação crítica e emancipatória é central para o GEPEADS, já que a preocupação com a relação ser humano-ambiente e com suas interfaces assume papel de destaque. O espaço escolar é, em qualquer nível, um lócus privilegiado para discutir as questões colocadas como desafios à vida cotidiana, e no âmbito dos processos formativos.
Palavras-chave: Educação ambiental crítica, processos formativos, estudo-pesquisa.
Shared Trajectories: researching, dialoguing and learning with the environmental education
Abstract: This study sought to consider the trajectory of the Group of studies and research in environmental education, diversity and sustainability (GEPEADS), in a continuous process of training of all actors involved in reflections-actions promoted since 2003, in the framework of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). The prospect of
a critical and emancipatory education is central to the GEPEADS, since the concern with the environment and human relationship with their interfaces takes leading role. The school space is, at any level, a privileged locus to discuss the questions posed as challenges to everyday life, and within the framework of the formation processes.
Keywords: critical environmental education-formation processes-research-study

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Dantas Soares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Pedagoga
Doutora em Ciências Sociais, Desenvolvimento,
Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Professora da Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro (UFRRJ)

Samara dos Santos Pimentel, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Pedagoga
Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade
(GEPEADS/UFRRJ)

Lilian Couto Cordeiro Estolano, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Licenciada em Ciências Agrícolas
Mestre em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura
e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Facilitadora da Sala Verde - Centro de Integração
Socioambiental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Downloads

Publicado

2014-08-05

Como Citar

SOARES, Ana Maria Dantas; PIMENTEL, Samara dos Santos; ESTOLANO, Lilian Couto Cordeiro.
TRAJETÓRIAS COMPARTILHADAS: pesquisando, dialogando e aprendendo com a Educação Ambiental
. Revista de Políticas Públicas, v. 18, p. 429–437, 5 Ago 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/2736. Acesso em: 22 dez 2024.