TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

uma análise a partir da MUNIC

Autores

  • Gabriela Gomes
  • Rita de Cássia Pereira Farias
  • Pedro Leonardo Cedrola Vieira

Palavras-chave:

Políticas sociais, assistência social, MUNIC

Resumo

Este artigo busca responder às indagações acerca de como a política de assistência social está organizada nos municípios brasileiros. Há três décadas da constituição da assistência social como política social de dever do Estado e direito do cidadão, muito se avançou acerca do seu aparto estrutural-organizacional. Este trabalho apresenta, a partir de dados da pesquisa MUNIC, a configuração da assistência social no território nacional. É uma pesquisa de cunho quantiqualitativo que, amparado de uma perspectiva crítica e de totalidade social, busca analisar a assistência social acessada pelos seus usuários nos diferentes municípios brasileiros. Os resultados apontam para contradições entre quem gere e acessa tal política, realidade dos municípios e a demanda e oferta dos serviços benefícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Gomes

Assistente Social. Graduada em Serviço Social (UFV). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED-UFV).

Rita de Cássia Pereira Farias

Professora Associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Economia Doméstica (PPGED) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Antropologia pela Unicamp. Graduada em Serviço Social, Graduada e Mestre em Economia Doméstica e pela Universidade Federal de Viçosa.

Pedro Leonardo Cedrola Vieira

Assistente Social. Graduação em Serviço Social e em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED-UFV) e Doutorando no PPGED-UFV.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

GOMES, Gabriela; FARIAS, Rita de Cássia Pereira; VIEIRA, Pedro Leonardo Cedrola.
TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: uma análise a partir da MUNIC
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 1, p. 495–515, 11 Jul 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23987. Acesso em: 22 jul 2024.