REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA E A AMAZÔNIA NA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL

Autores

  • Mário Sérgio Pedroza Lobão
  • Paulo Waquil

Palavras-chave:

Amazônia, políticas de desenvolvimento, redremocratização brasileira

Resumo

O artigo busca compreender a base da política pública de desenvolvimento nacional à Amazônia, no período de redemocratização brasileira. Utiliza uma abordagem qualitativa, exploratória e da pesquisa documental, a partir do I Plano Nacional de Desenvolvimento – Nova República (I PND-NR), da Constituição Federal de 1988 e outras legislações. Os resultados constataram, inicialmente, um viés, ainda, economicista, porém direcionando para ruptura do paradigma produtivista/desenvolvimentista implantado nos governos militares, com objetivos e diretrizes voltados a um modelo de desenvolvimento includente e ecologicamente correto, em especial após a Constituição Federal de 1988 e a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), que, por sua vez e em definitivo, forçou a adoção de políticas de desenvolvimento com paradigma conservacionista/preservacionista, inclusive, obrigando uma mudança de filosofia e postura das instituições e atores do desenvolvimento regional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Sérgio Pedroza Lobão

Pós-doutorando em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC). Graduado em Ciências Econômicas (UFAC). Docente de Economia do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Paulo Waquil

Doutor em Economia Agrícola pela University of Wisconsin, Madison – EUA. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

LOBÃO, Mário Sérgio Pedroza; WAQUIL, Paulo.
REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA E A AMAZÔNIA NA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 1, p. 477–494, 11 Jul 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23986. Acesso em: 22 jul 2024.