ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA POLÍTICA PÚBLICA TEKOPORÃ NA REDUÇÃO DOS INDICADORES DE POBREZA NO PARAGUAI

Autores

  • Deise Baumgratz
  • Christian Luiz da Silva
  • Marcio Gazolla
  • Marcos Junior Marini

Palavras-chave:

Tekoporã, pobreza, políticas públicas, desenvolvimento humano, Paraguaio

Resumo

O objetivo do artigo consiste em avaliar a efetividade da política pública de redistribuição de renda, denominada “Tekoporã” para a redução do indicador de pobreza no Paraguai. Metodologicamente realiza uma exploração bibliométrica com o PROKNOW-C e uma análise exploratória espacial utilizando dados sobre a pobreza dos anos de 2003 e 2004 (antes do Tekoporã) e de 2015 e 2017 (posterior), provenientes do Instituto Nacional de Estatística (INE), analisando conjuntamente com o número de famílias atendidas pelo Tekoporã nos anos de 2015 e 2019 por meio de dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Os resultados evidenciam redução do indicador de pobreza nas famílias e na maioria dos departamentos do país após a operacionalização da política. O artigo conclui que há necessidade de outros estudos para verificar todos os efeitos do programa nas famílias e regiões atendidas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Baumgratz

Administradora. Doutoranda em desenvolvimento regional pela UTFPR. Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Relações Internacionais e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Fronteiras, Estado e Relações Sociais (LAFRONT), email: baumgratz9@gmail.co

Christian Luiz da Silva

Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Economista, mestre e doutor em engenharia de produção pela UFSC e pós-doutor em administração pela USP.

Marcio Gazolla

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Desenvolvimento Rural pela mesma instituição, com período de Doutoramento Sanduíche na Itália, na Universidade de Pisa (2012). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco/PR. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - Mestrado e Doutorado).

Marcos Junior Marini

Pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitário de Desarrrollo Local da Universidade de Valência - Espanha (IIDL-UV). Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (câmpus Curitiba), na linha de pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento (2012). Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2001).

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

BAUMGRATZ, Deise; SILVA, Christian Luiz da; GAZOLLA, Marcio; MARINI, Marcos Junior.
ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA POLÍTICA PÚBLICA TEKOPORÃ NA REDUÇÃO DOS INDICADORES DE POBREZA NO PARAGUAI
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 1, p. 280–300, 11 Jul 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23974. Acesso em: 22 jul 2024.