DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA

os direitos humanos como expressão da tensão moderna entre colonialidade e decolonialidade

Autores

  • Rayann Kettuly Massahud de Carvalho

Palavras-chave:

Modernidade, colonidade, luta social, resistência, direitos humanos

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar, a partir da obra do autor decolonial Walter Mignolo, a luta social contra as diferentes formas de dominação e de exploração como um elemento definidor da modernidade e que sempre esteve presente no transcorrer da história moderna latino-americana. Para isso, primeiramente apresenta o modo como referida tradição compreende a modernidade e sua complexa relação com a América Latina. Em segundo lugar, analisa a luta contra a colonialidade e por direitos humanos, bem como a decolonialidade como categoria teórico-social que expressa a resistência contra a dominação moderna/colonial. Sendo possível concluir que a modernidade é um conceito complexo, abarcando simultaneamente violência e luta social contra ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayann Kettuly Massahud de Carvalho

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

CARVALHO, Rayann Kettuly Massahud de.
DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA: os direitos humanos como expressão da tensão moderna entre colonialidade e decolonialidade
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 1, p. 130–144, 11 Jul 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23965. Acesso em: 22 jul 2024.