“QUEM TEM FOME, TEM PRESSA”

perspectiva da retomada de políticas públicas voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil

Autores

  • Maria Alane Pereira de Brito
  • Maria Laís dos Santos Leite
  • Suely Salgueiro Chacon

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v27n2.2023.54

Palavras-chave:

Políticas públicas, segurança alimentar e nutricional, combate à fome

Resumo

A ascensão da fome no Brasil é um fato relacionado a uma série de fatores, sobretudo pelo processo de desmonte de políticas públicas direcionadas à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. O artigo objetiva analisar o desenvolvimento das políticas públicas de combate à fome no Brasil na perspectiva da atual conjuntura. Para isto, traça o contexto histórico de discussão e formulação de tais políticas a partir de 1940 para então compreender e discutir o cenário contemporâneo. Traz uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa documental e bibliográfica, a partir de leis, sites, artigos, livros e periódicos, compondo, ainda, esforços de construção da pesquisa para a dissertação do PPGAPP/UFC. Conclui que a inserção de políticas públicas direcionadas ao combate à fome, no cerne do modelo de governança, alinhada a medidas transversais de atuação é fundamental para o avanço dessa questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

BRITO, Maria Alane Pereira de; LEITE, Maria Laís dos Santos; CHACON, Suely Salgueiro.
“QUEM TEM FOME, TEM PRESSA”: perspectiva da retomada de políticas públicas voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil
. Revista de Políticas Públicas, v. 27, n. 2, p. 962–980, 19 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.