AÇÕES POPULARES NA AMAZÔNIA LEGAL, DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E POPULAÇÕES TRADICIONAIS

Autores

  • Carolina de Albuquerque
  • Victor de Almeida Conselvan
  • Maria Carolina Chaves de Sousa
  • Elen Pessoa de Queiroz Ribeiro
  • Celso Maran de Oliveira
  • Marcel Britto

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v27n1.2023.4

Palavras-chave:

Ações Populares, direito ambiental, Amazônia Legal, democracia participativa, populações tradicionais

Resumo

A Ação Popular constitucional tem, a um só tempo, dois objetivos: O primeiro é assegurar a tutela da coisa pública pelo cidadão junto ao Poder Judiciário; e o segundo, propiciar a participação política dos cidadãos. Essa ação, quando focalizada na região da Amazônia Legal, serviria de mecanismo de defesa de interesses difusos imanentes a comunidades
tradicionais. Entretanto, ao se realizar uma pesquisa, embasada em dados e indicadores levantados junto ao Poder Judiciário, constatou-se que a ação popular não tem se estendido às populações tradicionais. É possível, assim, concluir que, apesar de existir um instrumento de exercício democrático disposto na Constituição Federal seu alcance é limitado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-17

Como Citar

ALBUQUERQUE, Carolina de; CONSELVAN, Victor de Almeida; SOUSA, Maria Carolina Chaves de; RIBEIRO, Elen Pessoa de Queiroz; OLIVEIRA, Celso Maran de; BRITTO, Marcel.
AÇÕES POPULARES NA AMAZÔNIA LEGAL, DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E POPULAÇÕES TRADICIONAIS
. Revista de Políticas Públicas, v. 27, n. 1, p. 66–86, 17 Dez 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/22737. Acesso em: 22 dez 2024.