INSTRUMENTOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

Condomínio Urbano Simples e Direito de Laje

Autores

  • Lucas Gabriel Duarte Neris
  • Daniela de Freitas Lima
  • Almir Mariano Sousa Junior
  • Francisco Filomeno de Abreu Neto
  • Francisco do O' de Lima Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n2p782-800

Palavras-chave:

Direito de Propriedade, famílias de baixa renda, interesse social, núcleos urbanos informais

Resumo

Os instrumentos Condomínio Urbano Simples e Direito de Laje se constituem em ferramentas de fundamental importância para efetivação dos direitos à cidade e à moradia adequados. O objetivo desta pesquisa consiste em examinar como a promulgação e a evolução legislativa, respectivamente, dos instrumentos Condomínio Urbano Simples e o Direito de Laje inovaram na regularização fundiária urbana brasileira e em quais os casos estes instrumentos podem ser aplicados. A pesquisa constatou que os instrumentos Condomínio Urbano Simples e Direito de Laje podem ser adotados de acordo com suas particularidades, sendo muito comum os casos das “casas dos fundos” como situações passíveis de aplicação do Condomínio Urbano Simples e as moradias sobrepostas como situações passíveis de regularização pelo Direito de Laje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-14

Como Citar

NERIS, Lucas Gabriel Duarte; LIMA, Daniela de Freitas; SOUSA JUNIOR, Almir Mariano; ABREU NETO, Francisco Filomeno de; LIMA JÚNIOR, Francisco do O’ de.
INSTRUMENTOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA: Condomínio Urbano Simples e Direito de Laje
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 2, p. 782–800, 14 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.