COALIZÕES DE DEFESA E POLÍTICAS DE TURISMO

o caso do programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial De Alcântara – MA

Autores

  • Ângela Roberta Lucas Leite
  • Bruno Martins Augusto Gomes

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n2p707-724

Palavras-chave:

Coalizões de defesa, interação política, políticas públicas de turismo, Alcântara, PDI-CEA

Resumo

O estudo analisa as coalizões de defesa locais na agenda governamental do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), no estado do Maranhão, com foco nas políticas públicas de turismo. Na metodologia empregada, utilizou a abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e documental e entrevistas. Foram realizadas 14 entrevistas com os atores-chaves envolvidos na política pública de turismo em nível local. Os resultados apontaram que há credibilidade no Programa a ser executado pelo CEA, embora existam conflitos pertinentes, inclusive fundiários, que perpetuam até hoje e que diretamente interferem no desenvolvimento da atividade turística. Além disso, novas coalizões estão sendo formadas conforme previsto nas ações do PDI-CEA, a exemplo da Instância de Governança do Polo São Luís e Secretaria Municipal de Turismo de Alcântara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-14

Como Citar

LEITE, Ângela Roberta Lucas; GOMES, Bruno Martins Augusto.
COALIZÕES DE DEFESA E POLÍTICAS DE TURISMO: o caso do programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial De Alcântara – MA
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 2, p. 707–724, 14 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 16 abr 2024.