CENTRALIZAÇAO DE CAPITAL NA AGRICULTURA E PROBLEMAS AMBIENTAIS
uma leitura crítica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp244-262Palavras-chave:
Centralização de capital, agricultura, problemas ambientais, ecologia políticaResumo
Este artigo resulta de pesquisas nas áreas de Economia Política e Economia Agrícola e trata do processo centralização de capital na agricultura. Na primeira parte faz um resgate teórico das categorias concentração e centralização de capital, como as mesmas foram amplificadas no contexto de hegemonia das políticas neoliberais e de que maneira a forma de funcionamento dos grandes grupos econômicos reduz as condições de sobrevivência dos pequenos produtores agrícolas. Na segunda parte examina como essa centralização de capital se manifesta em termos de modernização agrícola e em estratégias dos grandes grupos que atuam no setor para aparecerem como politicamente e socialmente adequadas. Nesse sentido, como resultado de estratégia de pesquisa, analisa as dinâmicas de alguns dos maiores grupos brasileiros que atuam na produção e exportação de commodities. Na terceira parte, explicita como o padrão irracional de consumo, do ponto de vista da maioria da população, e a destruição da natureza associada à produção agrícola representam características intrínsecas ao capitalismo. Por outro lado, aponta críticas e possíveis alternativas a partir da perspectiva da Ecologia Política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.