O RETRATO DE UM BRASIL-QUE-PASSA-FOME

a fome como expressão do subdesenvolvimento

Autores

  • Heloísa Teles Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Isadora Rech Andrighetti
  • Laís Duarte Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p147-164

Palavras-chave:

Fome, População negra, Estado, Formação sócio-histórica

Resumo

O artigo, ancorado no método materialista histórico-dialético, é produto das reflexões realizadas no grupo de estudos e pesquisas “Trabalho e Política Social na América Latina – Veias Abertas''. Trata-se de um estudo qualitativo que busca, com a obra de Josué de Castro e Carolina Maria de Jesus, relacionar a fome com a questão étnico-racial, desde a formação sócio-histórica brasileira, contribuindo para a apreensão da fome na dinâmica do capitalismo dependente. Josué revela, em sua obra, o caráter estrutural da fome e do racismo quando apresenta dados sobre as regiões assoladas pela fome, em decorrência das determinações histórico-sociais. Carolina, mulher, negra e favelada, relata a vivência diária da fome, explicitando o padrão de dominação e as violações, advindas da cor da sua pele.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Teles, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Serviço Social .Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS . Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência de trabalho como assistente social em Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e Gestão da Proteção Social Básica, além de ter sido conselheira em Conselhos de direitos e políticas sociais. Atualmente é docente no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, integrando o Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Política Social na América Latina - Veias Abertas - IELA/UFSC.

Isadora Rech Andrighetti

Assistente Social graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é assistente social lotada no Setor de Benefícios Eventuais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Biguaçu/SC.

Laís Duarte Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul - UCS Mestre em Política Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Atualmente é doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS e bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

TELES, Heloísa; ANDRIGHETTI, Isadora Rech; CORRÊA, Laís Duarte.
O RETRATO DE UM BRASIL-QUE-PASSA-FOME: a fome como expressão do subdesenvolvimento
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 147–164, 18 Ago 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/19613. Acesso em: 23 dez 2024.