CLASSE MÉDIA E LUTAS SOCIAIS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Fernanda Iracema Moura Arnaud Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p98-114

Palavras-chave:

Classe social, Classe média, Lutas Sociais, Capitalismo Contemporâneo

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a posição política da classe média nas lutas sociais contemporâneas, refletindo criticamente se ela tende a se aproximar da classe trabalhadora ou da classe burguesa, diante do acirramento dos conflitos sociais na atual fase capitalista. É baseado em revisão bibliográfica de categorias caras à teoria social crítica, particularmente: classe social, classe média, luta e consciência de classe. O artigo evidencia que a classe média não dispõe de unidade político-ideológica e sua posição nas lutas políticas é definida pelo movimento histórico determinado pelas contradições e pelos conflitos entre as classes fundamentais do antagonismo social, sendo imprescindível a consciência de classe para desmistificar os processos ideológicos que impedem a unificação das lutas sociais.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Iracema Moura Arnaud, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente social. Mestre e Doutoranda em Serviço Social (PPGSS-UFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia” (GEP-TESA/UFPA/Brasil).

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

ARNAUD, Fernanda Iracema Moura.
CLASSE MÉDIA E LUTAS SOCIAIS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 98–114, 18 Ago 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/19610. Acesso em: 23 dez 2024.