RÊGO, Ana Regina; BARBOSA, Marialva. A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p222-227Palavras-chave:
Informações Falsas, Cultura, Fake News, Política SocialResumo
O conceito de verdade e imparcialidade sempre foi matéria muito discutida nos cursos de Comunicação Social –Jornalismo, por isso as autoras falam de um tensionamento. No entanto, o que se vê hoje está para além de tais discussões e se encontra na produção das narrativas falsas, as chamadas fake news. Ana Regina e Marialva Barbosa entendem que o desenvolvimentodas fake news, bem como o próprio conceito de pós-verdade estão diretamente ligados aos processos tecnológicos e à fantasia da obtenção de um poder de fala que as redes sociais carregam. Somada a isso, as autoras também abordam a proliferação das fakes news no contexto político e no fortalecimento de um conservadorismo que, na ausência de regulação nas plataformas digitais, leva a livre circulação de narrativas antiéticas e mentirosas.Downloads
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Publicado
2022-08-18
Como Citar
ALMEIDA, Francinete Louseiro de.
RÊGO, Ana Regina; BARBOSA, Marialva. A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 222–227, 18 Ago 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/19580. Acesso em: 23 dez 2024.Edição
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Resenha
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
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