POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA ATUAL: embates e possibilidades - ENTREVISTA ESPECIAL COM DALILA ANDRADE OLIVEIRA
Palavras-chave:
Entrevista, Política EducacionalResumo
Resultado da articulação acadêmica desenvolvida entre o PPGPP e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA derivou-se a presente entrevista realizada com a Profaª Dra. Dalila Andrade Oliveira. Dalila Andrade Oliveira é Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa dePós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Políticas Públicas e Educação. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora
em Educação pela Universidade de São Paulo com pós-doutoramento na Universidade Estadual do Rio
de Janeiro e na Université de Montréal, Canadá. Pesquisadora PQ 1C do CNPq. Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política Educacional, gestão escolar e trabalho docente na América Latina. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho
"Educación, politica y movimientos sociales" no âmbito do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) entre 2006 e 2009; Diretora de Cooperação Internacional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) entre 2007 e 2009 e Vice-presidente da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd entre 2005 e 2009. Atualmente exerce a coordenação geral da Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente
(RedEstrado) e é presidente da ANPEd (2009/2011- 2011/2013). Autora e co-autora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, entre os quais se destacam: Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos (Vozes,
2009, 9ª. Ed.) Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza (Vozes, 2010, 2a. Ed.); Política e trabalho na escola (Autêntica, 2003, 3ª. Ed.); Gestão e política da educação (Autêntica, 3ª. Ed., 2008); Reformas educacionais e os trabalhadores docentes na América Latina (Autêntica, 2003),
Políticas educativas y trabajo docente en América Latina. (Fondo Editorial UCH, Peru, 2008); Políticas educativas y trabajo docente: nuevas regulaciones y nuevos sujetos. (Buenos Aires: Noveduc, 2006). Coordena a Coleção Politicas educativas y trabajo docente del Fondo Editorial UCH, Peru.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MORAES, Lélia Cristina Silveira de.
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA ATUAL: embates e possibilidades - ENTREVISTA ESPECIAL COM DALILA ANDRADE OLIVEIRA
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 455–457, 1 Ago 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1532. Acesso em: 22 dez 2024.Edição
Seção
Entrevista
Licença
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.