DO MATOPIBA À BNCC: questão agrária, educação do campo e currículo em tempos de neoliberalismo extremado

Autores

  • Flávio Pereira de Oliveira UFRB
  • Lenilde de Alencar Araújo UFRB
  • Paulo Roberto de Sousa Silva UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24nEp294-311

Palavras-chave:

Currículo, Educação do Campo, Neoliberalismo, Políticas Públicas, Questão Agrária

Resumo

O diálogo construído na mesa temática de mesmo título, por ocasião da IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, a partir dos três trabalhos que a compuseram, teve por objetivo articular questão agrária e Educação do Campo, na atualidade do capitalismo neoliberal, tomando a conjuntura como fundamento para a análise. Inicialmente, situa a atualidade do capitalismo no campo brasileiro, a partir do avanço do agronegócio no bioma cerrado com o MATOPIBA; destaca a Educação do Campo, no âmbito das políticas públicas educacionais, seu vínculo com a luta pela terra, o protagonismo dos camponeses e a importância do Projeto Político Pedagógico na construção da escola do campo; contextualiza a BNCC na conjuntura neoliberal que a engendrou, e suas implicações no currículo escolar e para a Educação do Campo, ameaçada pelo avanço do agronegócio e pela hegemonia neoliberal na educação.

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

OLIVEIRA, Flávio Pereira de; ARAÚJO, Lenilde de Alencar; SILVA, Paulo Roberto de Sousa.
DO MATOPIBA À BNCC: questão agrária, educação do campo e currículo em tempos de neoliberalismo extremado
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, p. 294–311, 16 Set 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/15146. Acesso em: 24 dez 2024.