COULD MORE RESOURCES AND ACCESS IMPACT EFFICIENCY AND EFFECTIVENESS IN THE BRAZILIAN HEALTH MUNICIPALITIES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24n2p619-633

Palavras-chave:

Public health, Health performance, National Health Service, Efficiency, Effectiveness

Resumo

Abstract

The paper analyses the connection between resources, access, efficiency and effectiveness in 645 municipalities in the São Paulo State, Brazil, between 2009 and 2014. To achieve it, the essay has developed descriptive statistics, correlation analysis and principal component regression analysis. The descriptive statistics have shown high inequality in the health delivered services in resources, access and effectiveness. The correlation analysis has pointed out a possible financial dependence of the municipalities from the transferred funds. Finally, the regression analysis has demonstrated: a non-direct relation between resources and effectiveness in a public health system, a better capacity of the financial and human resources on explaining access and efficiency, and a higher impact of nurses in access and efficiency than physicians in the primary care.

Keywords: Public health. Health performance. National Health Service. Efficiency. Effectiveness.

PODEM MAIS RECURSOS E ACESSO IMPACTAR A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA NOS MUNICÍPIOS DE SAÚDE DO BRASIL?

Resumo

O artigo analisa a relação entre recursos, acesso, eficiência e eficácia em 645 municípios do Estado de São Paulo, Brasil, entre 2009 e 2014. Para tanto, o ensaio desenvolveu estatística descritiva, análise de correlação e análise de regressão de componentes principais. As estatísticas descritivas mostraram grande desigualdade nos serviços prestados de saúde em termos de recursos, acesso e eficácia. A análise de correlação apontou possível dependência financeira dos municípios dos recursos repassados. Finalmente, a análise de regressão demonstrou: uma relação não direta entre recursos e eficácia em
um sistema público de saúde, uma melhor capacidade dos recursos financeiros e humanos em explicar o acesso e eficiência, e um maior impacto dos enfermeiros no acesso e eficiência do que os médicos na atenção primária.

Palavras-chave: Saúde Pública. Desempenho de saúde. Serviço Nacional de Saúde. Eficiência. Eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Catussi Paschoalotto, University of Western Paulista University of São Paulo

Doutor e Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP - FEA/RP) e Graduado em Administração Pública pela UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), com período de estudos na Universidade de Coimbra (Portugal). Atuou como "visiting scholar" pela Università degli studi di Roma Tor Vergata (Itália) e pela Indiana University (EUA). Pesquisador do GPublic (Centro de Estudos da Gestão Pública Contemporânea), Professor do departamento de administração e Coordenador Geral da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Possui experiência em Consultoria Empresarial e Pública, com atuação nas áreas de finanças corporativas e Administração Pública.

João Luiz Passador, University of São Paulo

Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1988), especialização pela Università Comerciale Luigi Bocconi, Milão - Itália (1990), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993); doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000) e livre docência em Administração pela FEARP/USP (2012). Atualmente é professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; do Programa de Pós-Graduação da FEA-RP e do Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP. Atua como coordenador do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas - GPublic, com ênfase na pesquisa de cooperação e gestão de redes interorganizacionais, políticas públicas para o desenvolvimento e educação formal de gestores. Avaliador de cursos de graduação do MEC e avaliador de mérito da CAPES. Bolsista produtividade CNPq.

Claudia Souza Passador, University of São Paulo

Ciências Sociais USP (1990) e Comunicação Social Metodista (1991), mestrado em Administração Pública e Governo FGV/EAESP (1998), doutorado em Educação USP (2003) e Livre-Docência em Administração Pública FEARP/USP (2012). Coordenadora da Escola Técnica e de Gestão da USP (2013-2015). Docente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas. É professora do Programa de Pós-Graduação da FEARP e do Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP. Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da USP (GPUBLIC/USP). Professora visitante na Erasmus University e na Universidade de Salamanca. Pesquisadora associada na Universidade de Roma. Pesquisadora do NAP/CISBi (FMRP/USP) e do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-polo RP). Vice-prefeita e Prefeita do Campus de Ribeirão Preto da USP (2016-2020). Prêmio Cátedras do Desenvolvimento do IPEA (2012). Prêmio Cátedra Brasil da ENAP (2019). Líder de área do SEMEAD (FEA/USP). Líder do Comitê Científico de Administração Pública da ANPAD. Diretora da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). Prêmio Open Box da Ciência (2020) Uma das 50 mulheres protagonistas na área de ciências sociais aplicados no Brasil (2020).

Pedro Henrique de Oliveira, University of São Paulo

Possui graduação em Administração Pública pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP). É mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Fez parte do Grupo de Estudos Organizacionais da Pequena Empresa (GEOPE). Faz parte do grupo de pesquisa Integração das Estratégias de Recursos Humanos e de Produção. Possui experiência em organizações públicas e privadas com atuação nos temas de cultura organizacional. gestão estratégica e inovação. Também possui vivência internacional durante intercâmbio estudantil com bolsa no México.

Downloads

Publicado

2020-12-27

Como Citar

PASCHOALOTTO, Marco Antonio Catussi; PASSADOR, João Luiz; PASSADOR, Claudia Souza; OLIVEIRA, Pedro Henrique de.
COULD MORE RESOURCES AND ACCESS IMPACT EFFICIENCY AND EFFECTIVENESS IN THE BRAZILIAN HEALTH MUNICIPALITIES?
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, n. 2, p. 619–633, 27 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13953. Acesso em: 22 dez 2024.