O TRABALHO DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Trabalho Técnico-administrativo, Saúde, Instituição Federal de Ensino Superior.Resumo
Esta comunicação propôe-se a analisar o cotidiano do técnico-administrativo ocupante do cargo de assistente em administração em uma instituição federal de ensino superior e as implicações na saúde desse trabalhador. Para o alcance dos objetivos, além de revisão de literatura sobre a temática, foram aplicados 50 questionários e realizadas 21 entrevistas. Frente a organizações do trabalho tão distintas, constata que o trabalho dos assistentes contribui tanto para a saúde quanto para o adoecimento. Concluiu que o diferencialestá no modo de estruturação do trabalho e na possibilidade dos setores atenderem aos anseios dos servidores no exercício da sua atividade laboral.Palavras-chave: Trabalho técnico-administrativo, saúde, instituição federal de ensino superior.THE ADMINISTRATIVE WORKER’S JOB IN HIGHER EDUCATIONAL INSTITUTIONS: an analysis of thedaily routine and its implications to health.Abstract: The present work discusses the daily routine of the administration staff of a Federal University in Brazil from the perspective of overall health quality. The research relies on literature review and field data collected from a survey with 21 interviews and application of 50 questionnaires. The results show that in such adiverse work environment, the employee’s daily routine could be a source of either good or bad health. We conclude that work place layout is a key factor on fulfilling the employee’s expectation about their daily routine. Key words: Work, health, technician-administrative, Federal University in Brazil.Downloads
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Publicado
2013-05-03
Como Citar
RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos.
O TRABALHO DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, p. 423–431, 3 Mai 2013 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1395. Acesso em: 22 dez 2024.Edição
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