POLÍTICA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: mapeando condições no Espírito Santo, 2012 a 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24n2p858-877

Palavras-chave:

Política social, Primeira infância, Espírito Santo, Brasil

Resumo

O artigo aborda a primeira infância no estado do Espírito Santo, identificando, entre 2012 e 2017, avanços e retrocessos nas políticas de educação, assistência e saúde dessa área. Para tanto, criou um banco de dados municipal a partir de
microdados majoritariamente censitários dos Ministérios da Saúde e da Educação, assim como da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. A partir desses dados, ligados a crianças de 0 a 6 anos, faz uma análise das variáveis como taxa de cobertura escolar, cobertura do Programa Bolsa Família, indicadores de mortalidade infantil e materna, fecundidade e atenção à gestante. A base compilada disponível permite a elaboração de estudos regionais desagregados e no tempo. Por serem dados completos da população, a análise panorâmica pode ser baseada em uma análise de estatística descritiva.
Comprova, assim, avanço no atendimento à primeira infância, em paralelo à vigência continuada de disparidades regionais importantes.

Palavras-chave: Política social. Primeira infância. Espírito Santo, Brasil.

SOCIAL POLICY AND EARLY CHILDHOOD DEVELOPMENT: Mapping conditions in Espírito Santo, Brazil from 2012 to 2017

Abstract

The paper carries out a mapping of the public conditions of early childhood care in the state of Espírito Santo, Brazil, for the period between 2012 and 2017. To this end, it created a municipal database using mostly census microdata from the Ministries of Health and Education, as well as the Special Secretariat for Social Development. Based on these data, linked to children from 0 to 6 years old, it makes an analysis of variables such as school coverage rate, coverage of the Bolsa Família Program, indicators of infant and maternal mortality, fertility and attention to pregnant women. The available compiled base allows for the development of regional, disaggregated and time studies. As they are complete population data, the panoramic analysis can be based on a descriptive statistical analysis. Thus, it proves progress in early childhood care, in parallel with
the continued existence of important regional disparities.

Keywords: Social Policy. Early Childhood Development. Brazil. Espírito Santo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Emmanuel Santana Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004), Diploma de Estudos Avançados pela Universidade Complutense de Madrid (2006) e Doutorado em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid (2015). Atualmente é bolsista de pós-doutorado  (EDITAL FAPES/CAPES N. 10/2018 – PROFIX 2018) no Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UFES. Sua trajetória pesquisadora centra-se na área de Economia Brasileira Contemporânea, Economia Internacional com ênfase em Balanço de Pagamentos, e conhecimentos em Insumo-Produto, Matrizes de Contabilidade Social, Conjuntura Econômica e Economia Política. Atuação recente como docente (UFG).

Maria Lúcia Teixeira Garcia, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1982), graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: politica social, política pública, política social, política de saude e alcoolismo. Foi coordenadora da área de Serviço Social na Capes, compondo o Conselho Técnico Científico do Ensino Superior entre 2014 e 2018, sendo membro suplente do CTC-ES. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Ufes

Arelys Esquenazi Borrego, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Economia - Faculdade de Economia, Universidade da Havana (2012) e mestrado em Economia- Faculdade de Economia, Universidade da Havana (2016). Desenvolveu-se como professora instrutora da Faculdade de Economia, Universidade da Havana (2012-2017). Participa do equipe de pesquisa de Política Social da Faculdade de Economia da Universidade da Havana. Forma parte duma equipe de pesquisa internacional sobre "Alterações político-econômicas contemporâneas na América Aatina e impactos nas políticas de assistência social, saúde, previdência social, seguro-desemprego e educação: o caso do Brasil, de Cuba e do Chile" . Participa também do projeto internacional de pesquisa titulado "Early Child Development" (Projeto Capes Print nº 88887.311889/2018-00), junto a outros pesquisadores de Brasil, Cuba, Sul-africa e UK. Tem experiência na área de Economia: Métodos Quantitativos, Economia Política, Política Social, Mundo do trabalho e Gênero. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação de Política Social na Universidade Federal de Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa de Política Social, Subjetividade e movimentos sociais. Bolsista CAPES. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis e do Grupo de Estudos sobre Dinheiro Mundial e Financeirização, ambos registrados em CNPq.

Aline Faé Stocco

Professora Adjunta da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando junto ao curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas - Políticas públicas, e ao curso de Pós-graduação em Ciências Humanas. Doutora e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013 e 2017) com Doutorado Sanduíche na Universidad de La Habana. Também possui graduação em Ciências Econômicas pela mesma universidade (2004). Possui experiência nas áreas de conhecimento de Economia, com ênfase em Economia Política, Economia Planificada e Política Social. Também atuou na gestão pública municipal, sobretudo na área de planejamento estratégico e finanças.

Aline Elisa Maretto Lang, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010), mestrado em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Participa dos projetos de pesquisa Mortalidade Infantil em tempos de austeridade: Brasil, África do Sul, Reino Unido e Cuba; e Early Child Development. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social democrático, criança e adolescente, direitos da infância e juventude, primeira infância, políticas sociais para primeira infância.

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Publicado

2020-12-27

Como Citar

BORGES, Rodrigo Emmanuel Santana; GARCIA, Maria Lúcia Teixeira; BORREGO, Arelys Esquenazi; STOCCO, Aline Faé; LANG, Aline Elisa Maretto.
POLÍTICA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: mapeando condições no Espírito Santo, 2012 a 2017
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, n. 2, p. 858–877, 27 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13711. Acesso em: 4 nov 2024.