Estética social do fandango Caiçara: consagração da vida comunitária
Palavras-chave:
Fandango Caiçara, Comunidade, Estética Social, Ubatuba, PatrimônioResumo
Este artigo parte da conceituação de estética social para compreender os aspectos festivos do fandango caiçara. Define-se estética social como uma situação sensível compartilhada entre os membros de uma comunidade. Além dos aspectos propriamente artísticos da festa, procura-se focalizar as próprias relações humanas e vivências coletivas como experiência estética. Objetiva-se interpretar a estética social do fandango, tomando as relações entre os participantes e a vida comunitária como experiências sensíveis, observando a expressão cultural construída socialmente através da tradição das comunidades fandangueiras. Utilizamos como metodologia a etnografia em Psicologia Social, no convívio com fandangueiros e fandangueiras da cidade de Ubatuba (SP), tendo como fonte complementar uma série de vídeos produzidos sobre essas práticas. Considera-se a comunidade fandangueira em termos de “estética social”, na qual os aspectos artísticos da festa são indissociáveis das relações comunitárias, na experiência sensível compartilhada por seus membros.
Downloads
Referências
BERLEANT, Arnold. The aesthetic field: a phenomenology of aesthetic experience. Cyberedictions, 1970/2000.
BERLEANT, Arnold. Aesthetics and Environment: theme and variation on art and culture. Burlington: Ashgate, 2005.
BERLEANT, Arnold. O caso da estética social. I Seminário de Estética Social: Perspectivas em Artes e Engajamento, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://grupoesteticasocial.wordpress.com/2017/06/06/o-caso-da-estetica-social-arnold-berleant/ Acesso em: 02 jan. 2017.
CHICO ABELHA. Maria Aparecida dos Santos – Ubatuba SP (2019). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hoI0D7_K2HU Acesso em: 12 nov. 2019.
CHICO ABELHA. Tiê – Itamambuca – Ubatuba SP. (2019). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2Vf130RHS44 Acesso em: 12 nov. 2019.
FRAYZE-PEREIRA, João. A dimensão estética da experiência do outro. Pro-Posições, vol. 15, n. 01, p. 19-25, 2004.
MANDOKI, Katya. Everyday Aesthetics: prosaic, the play of culture and social identities. Hampshire: Ashgate, 2007.
MENESES, Ulpiano. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In Iphan. I Fórum Nacional do Patrimônio. Brasília: Iphan, 2009. p. 25-39,
OLIVEIRA, Adriana. A implantação de unidades de conservação em áreas de ocupação humana. Revista Pós FAUUSP, n. 16, p. 68-80, 2004.
ORTIZ, Renato. Cultura popular. São Paulo: PUC, 1985.
SETTI, Kilza. Ubatuba nos cantos das praias: estudo do caiçara paulista e sua produção musical. São Paulo: Ática, 1985 (Coleção Ensaios 113).
SETTI, Kilza. Notas sobre a produção musical caiçara: música como foco de resistência entre pescadores do litoral paulista. Rev. Inst. Est. Bras., São Paulo, 42, p. 145-169, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.