A Cultura Popular e o Diálogo com a Escola na Vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n2.2023.17Parole chiave:
Itaúnas, Cultura Popular, EnsinoAbstract
O presente resultou de uma pesquisa que investigou a cultura popular e o diálogo com a escola na vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES. Focalizou especialmente os grupos culturais existentes na vila, suas manifestações e a relevância da valorização da cultura para o processo de ensino-aprendizagem e para as práticas pedagógicas no contexto escolar. A metodologia seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo etnográfica, de acordo com Ludke e André (1986), utilizando as técnicas de entrevistas, observação e grupo focal. As reflexões teóricas foram norteadas pelos estudos de Vygotsky (1995), Benjamin (1994, 2009), Moreira e Candau (2003), na abordagem dos conceitos relativos à cultura e práticas culturais. De acordo com o resultado do estudo, foi possível identificar que existe um diálogo entre a cultura popular e a escola. Na investigação com os alunos, verificou-se que existe interesse em relação à diversidade cultural proposta nas atividades pedagógicas, estabelecendo um diálogo com os grupos culturais existentes na vila e a escola, com o intuito de potencializar e fortalecer a cultura popular.
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