A relevância da neurociência à educação infantil

Auteurs-es

  • Eliane Costa Andrade Ferreira
  • Thelma Helena Costa Chahini

Mots-clés :

Neurociência. Educação Infantil. Capacitação docente.

Résumé

A Neurociência, de acordo com Relvas (2012) quando dialoga com a Educação possibilita ao docente
operacionalizar o processo ensino-aprendizagem com eficácia, visto que se trata de um estudo
científico de como o cérebro pode aprender melhor e reter os conhecimentos de maneira significativa
e prazerosa. Nesse sentido, Glia (2015) informa que a primeira infância é o período de maior desenvolvimento
do cérebro humano, por ser esse o momento em que a arquitetura cerebral começa a se
formar, passando por inúmeras mudanças anatômicas e funcionais que se iniciam na etapa pré-natal,
estendendo-se até o início da vida adulta. Assim, o cérebro humano desempenha um grande papel
frente aos estímulos e interações que circundam o ambiente vivenciado, por isso é importante que
os educadores, especialmente os da Educação Infantil, conheçam esse incrível órgão humano, pois
conhecendo sua estrutura e funcionamento conseguirão direcionar melhor suas práticas. No contexto,
o presente estudo teve por objetivo investigar se os profissionais da Educação Infantil possuíam conhecimentos
sobre a neurociência e se esses conhecimentos auxiliavam as atividades desenvolvidas
com as crianças em relação ao desenvolvimento cognitivo e/ou aprendizagem delas. Para tanto, desenvolveu-
se uma pesquisa exploratória em duas instituições de Educação Infantil de São Luís/MA,
uma pertence à rede pública municipal e outra à rede privada. Os participantes foram 4 docentes e
2 gestoras das referidas instituições. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas.
Os resultados sinalizam que apesar de todos os participantes ressaltarem a importância da
neurociência aplicada à educação esses ainda desconhecem como aplicá-la.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eliane Costa Andrade Ferreira

Possui Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela faculdade
Santa Fé. Especialização em Educação infantil, pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista
em educação da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Membro do grupo
de estudos e pesquisa do ensino da leitura e da escrita como processos dialógicos- GLEPEDIAL.

Thelma Helena Costa Chahini

Possui Pós-Doutorado em Educação Especial (UFSCar). Doutora em Educação (UNESP/ Marília).
Mestrado em Educação (UFMA). Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial. Graduada
em Pedagogia. Docente e pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação – Mestrado em Educação
e em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Références

BARROS, Aidil Jesus Paes; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia

científica. São Paulo: Makron, 2007.

CIASCA, Sylvia Maria (Org.). Distúrbios de aprendizagem: proposta de Avaliação Interdisciplinar.

São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GLIA EDUCACIONAL. Reforçar e praticar as habilidades de funções executivas com crianças

desde a infância até a adolescência. 2015. Disponível em: < https://www.brain4child.com.br/neuroblog/

-reforcar-e-praticar-as-habilidades-de-funcoes-executivas-com-criancas-desde-a-infancia-

-ate-a-adolescencia?showall=1&limitstart=>. Acesso em: 10 set. 2017.

NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre

a aprendizagem. 2014. Disponível em: <https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2013/08/

impacto_desenvolvimento_primeira_inf%C3%A2ncia_aprendizagem_NCPI.pdf>. Acesso em: 5 set.

ORGANIZACIÓN DE LOS ESTADOS AMERICANOS. Primeira infância: um olhar desde a

neuroeducação. Washington, DF, 2006. Disponível em: <http://iin.oea.org/pdf-iin/RH/primerainfancia-

por.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

RELVAS, Marta Pires et al. Que cérebro é esse que chegou á escola? As bases neurocientíficas da

aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

RIESGO, Rudimar dos Santos. Anatomia da aprendizagem. In: ROTTA, Newra Tellechea; RIESGO,

Rudimar dos Santos; OHLWEILER, Lygia. (Eds.). Transtornos da aprendizagem: Abordagem neurobiológica

e multidisciplinar Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 21-42.

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Publié-e

2019-01-05

Comment citer

Ferreira, E. C. A., & Chahini, T. H. C. (2019). A relevância da neurociência à educação infantil. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 93–102. Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10504

Numéro

Rubrique

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação