Reflexões sobre o ensino de história regional: As vivências no estágio de uma escola do campo de Caroebe/RR

Autores/as

  • Cristiane Bastos da Silva Universidade Federal de Roraima - UFRR
  • Alessandra Rufino Santos Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Palabras clave:

Educação do Campo; Ensino de História; História Regional.

Resumen

Este trabalho apresenta as contribuições e a importância em trabalhar com a temática da História Regional em sala de aula, com os alunos do Ensino Fundamental anos finais, em uma escola do campo no município de Caroebe, Estado de Roraima. Para melhor compreensão sobre a temática em questão, foi realizado um estudo bibliográfico para apresentar como o ensino de História Regional foi se desenvolvendo e também foi feita uma análise da proposta pedagógica de uma docente de História em uma escola do campo. Apesar dos resultados positivos e conquistas em relação ao ensino da História Regional, o estudo chegou à conclusão de que ainda precisa de mais atenção e materiais voltados para o ensino da diversidade de cada região, que possibilitem aos jovens reconhecerem suas culturas e as características locais. Logo, o trabalho aponta como resultados a necessidade destinada ao professor de repassar aos estudantes um pouco da sua realidade para que tenham conhecimento sobre o seu Estado e uma identificação maior com a disciplina de História.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Bastos da Silva, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de Roraima - UFRR

Alessandra Rufino Santos, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutora em Sociologia pela Universidade pela Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei Federal nº 9.394/96 e legislação congênere. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacional: história/Secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CABRAL, V. L. A. & ANGELO, C. B. Reflexões sobre a importância do estágio supervisionado na prática docente. VI EPBEM – Monteiro, PB – 09, 10 e 11 de novembro de 2010. Disponível em: Acesso em: 26/08/2013.

FERNANDES, José Ricardo Oriá. Um Lugar na Escola para a História Local. Recife: ANPUH (texto mimeografado), 1995.

JANUÁRIO, G. O Estagio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: SEMINÁRIO DE HISTORIA E INUESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMATICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GPS/FE - Unicamp; 2008. V. Único. P.1-8.

JUNIOR, Astrogildo Fernandes da Silva e SOUSA, José Josberto Montenegro. A Pesquisa no ensino de História: o potencial das diferentes fontes e linguagens. Pesquisa na Educação Básica Acordo CAPES e FAPEMIG, 2012.

MARTINS, Marcos Lobato. Novos temas nas aulas de Historias. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2015.

NORONHA, Isabelle de Luna Alencar. Livro didático e ensino de história local no ensino fundamental: Associação Nacional de História - ANPUH XXIV. Simpósio Nacional de História, 2007.

OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos. Recôncavo Sul: Terra, Homens, Economia e Poder no Século XIX. Salvador: UNEB, 2003.

PICONEZ, S. C. B; FAZENDA, I. C. A. A prática de ensino e estagio supervisionado. 12a ed. Campinas. SP: Papirus, 2006.

PINSK, Carla Bassanezi. Novos temas nas aulas de Historias. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2015.

ROCHA, Aristeu Castilho da. Propostas Metodológicas para o Ensino de História. Revista de Ciências Humanas, v. 4, n. 4.: Erechim, 2003.

SAMUEL, Raphael. História Local e História Oral. Revista Brasileira de História. pp. 219-242. V. 9, n.º 19, set. 1989 / fev. 1990.

SILVA, Luís Carlos Borges. A Importância do Estudo da História Regional e Local no ensino Fundamental1. Cruz das Almas: Novembro de 2004.

SILVA, Luís Carlos Borges. A importância do estudo de História Regional e Local na Educação Básica. Natal-RN Julho de 2013.

SILVA, Luís Carlos Borges e MILZA, Maria. A Importância do estudo da História regional e Local no ensino Fundamental I, Faculdade-FAMAM, Cruz das Almas.2004.

Publicado

2025-12-08

Cómo citar

Bastos da Silva, C., & Rufino Santos, A. (2025). Reflexões sobre o ensino de história regional: As vivências no estágio de uma escola do campo de Caroebe/RR. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 365–383. Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/27562

Número

Sección

Dossiê Pesq. interdis. sobre Práticas Cult.: artes, linguagens e subjetividades