Gamificação e Inovação na Aprendizagem de Programadores: uma proposta de plataforma gamificada para o ensino de programação

Autores/as

  • Marcus Vinicius Silva Costa UNDB
  • Maurício José Morais Costa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.18

Palabras clave:

Gamificação, Ensino de Programação, Engajamento de Alunos, Aprendizagem Interativa, Educação Tecnológica

Resumen

Este estudo investiga a influência da gamificação no engajamento e na motivação de alunos do projeto INCODE Tech School no acompanhamento de seus estudos de programação, por meio da proposta de uma plataforma de aprendizagem em trilhas gamificadas. A metodologia foi baseada em uma pesquisa de natureza aplicada e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados incluiu revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários junto aos alunos do projeto INCODE Tech School. A análise qualitativa envolveu categorização temática, segmentando as respostas em tópicos como motivação, dificuldades no estudo autônomo e eficácia de elementos gamificados. Os resultados indicam que a gamificação, quando bem implementada, pode aumentar significativamente o engajamento dos alunos. No entanto, sua aplicação eficaz exige um entendimento aprofundado das mecânicas de jogos e seus impactos no contexto educacional. O estudo reforça a importância de continuar refinando a plataforma para otimizar sua eficácia em ambientes de ensino.

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Biografía del autor/a

Marcus Vinicius Silva Costa, UNDB

Engenheiro de Software e Desenvolvedor Front-End.

Maurício José Morais Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) e Mestre em Cultura e Sociedade. Docente do Centro Universitário UNDB.

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Tecnologias Educativas. Professor Associado III da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Costa, M. V. S. ., Costa, M. J. M., & Bottentuit Junior, J. B. . (2024). Gamificação e Inovação na Aprendizagem de Programadores: uma proposta de plataforma gamificada para o ensino de programação. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 74–94. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.18

Número

Sección

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital